quarta-feira, 5 de julho de 2023

Em Paulista, Escola Maria das Neves inaugura nova sala com espaço multimídia

Com o objetivo de fortalecer o ensino dos estudantes da educação infantil, a Secretaria de Educação da cidade inaugurou, nesta terça-feira (04.07), uma nova sala com espaço multimídia, juntando biblioteca, área para leitura e laboratório de informática, na Escola Municipal Maria das Neves, em Jardim Paulista Baixo. A iniciativa foi realizada através da Gerência de Espaços Ampliados de Aprendizagem e da Coordenação de Bibliotecas Escolares, beneficiando os alunos dos anos iniciais da Rede Municipal de Ensino do Paulista. 

Por meio desse novo espaço, será possível a realização de diferentes práticas educativas, buscando informação e conhecimento. No local, estão sendo disponibilizados computadores para o uso dos estudantes, além de um acervo de livros e paradidáticos, conjuntos de mesa, estantes, tapetes recreativos e pufes. Parte do mobiliário foi doado pelo Projeto Aconchego da Leitura, que tem como objetivo incentivar o hábito de ler nas escolas municipais.

Segundo a secretária executiva de Desenvolvimento Educacional, Rafaela Gomes, investir em ações que estimulem a leitura e o conhecimento dos estudantes é muito importante. “Procuramos intensificar a qualidade do processo formativo dos alunos. Estamos garantindo oportunidades de aprendizado ao cidadão e reunindo os livros atrelados à tecnologia, como é a informática. Com isso, ampliamos a equidade para nossa comunidade discente”, destacou a gestora educacional.

“Como mãe de aluno, me sinto realizada. Sinto satisfação em ver que na escola em que estuda meu filho tem uma biblioteca e uma sala multimídia. Fico feliz em saber que as crianças vão ter a oportunidade de aprender mais e melhor”, frisou a representante do Conselho de Pais da unidade de ensino, Emanuela Barbosa. 

“É muito legal aprender com os livros e os computadores. Eu já sei mexer em muitos comandos e consigo realizar pesquisas na internet. Ler também é bom, pois me ajuda a melhorar a pronúncia das palavras e saber como se escreve corretamente”, disse o estudante Victor Leandro Morais, de 10 anos, da turma do 4° ano A.


O projeto tem uma parceria com a iniciativa privada, que disponibilizou a mobília do espaço, assim como as estantes. “Estamos muito felizes, como empresa, em poder contribuir com ações como estas. É muito importante que o setor privado e o setor público trabalhem juntos para oferecer condições de ensino às crianças e adolescentes, num projeto que fomente a leitura e o conhecimento”, ressaltou a diretora pedagógica do CNA Paulista, Fernanda Moraes. 

No mesmo sentido, a representante da Junqueira Viagens, Sheila Monteiro, empresa que também apoia a iniciativa, destacou a parceria que objetiva o desenvolvimento educacional das crianças. “Temos a satisfação de inaugurar, com nosso aporte em estrutura, mais uma sala nesse sentido no município. Com esta, já é a sexta deste tipo. Estamos proporcionando bem-estar e, sobretudo, oportunidades diferenciadas para os cidadãos do futuro”, expressou a consultora.

“Quando uma criança descobre o mundo da leitura, ela viaja a lugares inimagináveis, despertando sua imaginação e seu senso crítico. Realizar uma conexão entre essa ferramenta e a tecnologia, por meio da informática e os computadores, potencializa muito mais todo o conhecimento que o estudante vai adquirir”, concluiu o coordenador das Bibliotecas Escolares da Secretaria de Educação de Paulista, Gláucio Ramos.        

Imprensa Paulista PE