O traje foi a caráter: uma camisa com estampa de filtros de barro, matéria-prima muito usada pelos artesãos de Caruaru, capital do agreste. E foi por muitos stands caruaruenses que o deputado estadual Gilmar Júnior (PV) passou, na Fenearte.
O parlamentar estava acompanhado da enfermeira e vice-presidente do Conselho Regional de Enfermagem de Pernambuco (Coren-PE), Thaíse Torres, a qual apresentou como a “futura prefeita de Caruaru”.
Gilmar Júnior elogiou a inclusão da feira deste ano ao encontrar pessoas com Síndrome de Down trabalhando na organização do evento. O deputado ficou encantado com uma andorinha de madeira do artesão Gegê Pedrosa, de Campo Grande, no Recife, e garantiu de levar para casa.
Em referência à obra, Gilmar citou o escritor e jornalista Albert Camus: “Ninguém concordará em rastejar se sentir o impulso para voar”. Ele aplicou a afirmativa como desejo para a arte pernambucana: “Que os nossos artistas façam voos cada vez mais altos e que a nossa cultura chegue em todos os cantos do mundo”.