segunda-feira, 31 de julho de 2023

Como estimular a memória dos idosos?


Hoje o tempo no mercado de trabalho está cada vez mais esticado, pois a nossa população está envelhecendo e a taxa de natalidade está caindo. Ter 50+ não significa declínio das atividades laborais.

Assim, nosso cérebro deve e precisa ser cada vez mais estimulado, desde sempre, principalmente na fase pré-envelhecimento e na terceira idade. Como podemos estimular nossa memória e evitar sinais de esquecimento, déficit de atenção e memória?

Existem várias causas que levam à perda de memória, desde patologias até o processo natural de envelhecimento. Assim como nosso corpo, nossa mente também precisa se manter ativa para estar saudável. 

Segundo a neuropsicopedagoga Andréa Negreiros, algumas opções para treinar a mente podem incluir jogos cognitivos: quebra-cabeças, palavras cruzadas, sudoku, jogo da memória ou até mesmo o xadrez são ótimas opções; novos aprendizados; aulas de música, pintura, dança ou exercícios físicos ao ar livre podem ser boas opções; treine seu cérebro, com pequenos desafios no dia a dia. 

👉Para quem deseja algo mais coordenado, acompanhado de profissionais, algo mais direcionado, o 👉SUPERA GINÁSTICA PARA O CÉREBRO promove atividades variadas para este estímulo, fazendo com que o idoso não só aprenda novas habilidades, estimule seu cérebro, mas também interaja, forme novos grupos de amizade e de convívio social.

👉"No Supera, proporcionamos momentos, exercícios e maneiras de trabalhar áreas cerebrais normalmente pouco despertadas por conta das atividades do dia a dia das pessoas se repetirem. Lá, estimulamos novos setores cerebrais do aluno", complementa 👉Andrea Negreiros, neuropsicopedagoga, que pode dar mais detalhes sobre o assunto.