Todo mundo conhece o município de Brejo da Madre de Deus - a 202 km do Recife - como a terra onde se instalou o maior teatro ao ar livre do mundo, a Paixão de Cristo de Nova Jerusalém. No entanto, a cidade é muito mais do que isso, tal riqueza em artesanato, turismo e na produção de cachaças.
Desde a Pré-História (isso mesmo, desde os tempos das cavernas), pessoas da região trabalham com o artesanato de palha trançada. Claro que as técnicas evoluíram, com os povos indígenas, depois com a colonização e até hoje as artesãs locais seguem fazendo cestos, caixas, chapéus e outros materiais decorativos e utilitários.
Brejo da Madre de Deus também se destaca por outros tipos de artesanato, com outros materiais como o couro, a madeira e a sucata e tudo estava exposto no estande do município. O turismo de aventura também estava sendo divulgado.
Cachaça - A Cachaçaria Brejeira, que tem à frente o empresário Alexandre Marinho, estava com um espaço no estande e promoveu degustação dos mais variados sabores da bebida. Inclusive, fez questão de mostrar à reportagem uma cachaça especial, receita que Marinho aprendeu com sua avó. A cachaçaria existe há apenas oito meses, mas a bebida vem sendo envelhecida em barris há vários anos. Podemos esperar mais sabor da Brejeira vindo por aí.