quarta-feira, 5 de julho de 2023

Beba água: Os riscos causados pela falta de hidratação


A substância mais presente em todo globo terrestre, conhecida no mundo pela fórmula química H2O, a água, é um dos elementos mais importantes para o funcionamento do corpo humano, componente essencial para o desempenho de células, tecidos e órgãos. Ela também exerce um papel primordial para transportar nutrientes, a proteção de órgãos, lubrificar tecidos, auxiliar na digestão dos alimentos, revelando, assim, a inteira necessidade da hidratação para a sobrevivência.  

Os primeiros sinais da desidratação são vistos no corpo de forma geral, como boca seca, urina escura, dor de cabeça, prisão de ventre, irritabilidade, dentre outras situações mais graves, como a falência dos órgãos. A falta de ingestão adequada acarreta riscos à saúde, é o que explica o nutricionista e professor do Centro Universitário dos Guararapes (UNIFG), Crístenes Melo. 

“Diversos riscos à saúde podem ser causados com a baixa ingestão de água. Para se ter uma ideia, em torno de 60% do nosso corpo é proveniente de água,  que possui diversas funcionalidades, desde a função orgânica de maneira geral, que participa das reações químicas metabólicas em todo o nosso organismo”, relata. 

Contudo, os sintomas provocados no organismo com a falta ou baixa ingestão do líquido podem ser remediados e revertidos mantendo um consumo adequado e recomendado, para cada pessoa, durante todo o dia. A quantidade pode variar de idade, sexo e, até mesmo, com nível de atividade física. “Para ter uma média diária necessária do consumo de água você pode multiplicar 35ml por seu quilo de peso corporal, por exemplo: 35ml x 65 quilos ou seja, uma pessoa que pesa 65kg deve consumir em média 2.275 litros de água potável”, explica o especialista.