O *Assaí Atacadista* registrou um aumento de 20,3% em vendas no 2º trimestre de 2023, no comparativo com o mesmo período do ano anterior. No total, a rede atacadista obteve uma receita líquida trimestral de R$ 16 bilhões, um incremento de R$ 2,7 bilhões. Comparado ao 2º trimestre de 2021, o crescimento é de 59,7%. Além do crescimento em vendas, a Companhia também apresentou ganhos significativos de market share e atingiu sua máxima histórica de participação do mercado. Os resultados foram divulgados nesta quarta-feira (26 de julho).
O desempenho no período é sustentado pela forte contribuição da expansão histórica do Assaí no último ano. Nos últimos 12 meses, foram abertas 60 lojas que têm se destacado em performance de vendas. A localização privilegiada das unidades convertidas dos pontos adquiridos de hipermercados, em regiões altamente conhecidas pelo público, possibilita que essas unidades (com, em média, 8 meses de operação), alcancem faturamento mensal superior à média das lojas em operação com mais de 12 meses. No semestre, a receita líquida totalizou R$ 31,1 bilhões (+25,7% vs. 1º semestre de 2022), com avanço também de vendas 'mesmas lojas', alta de +2,3%, mesmo diante de forte base de comparação.
*Avanços em iniciativas ESG*
O Assaí também contou com fortes resultados em suas iniciativas de ESG no período. A rede registrou queda de 5,5% nas emissões de escopos 1(1) e 2(2) em relação ao 2T22, em linha com a estratégia de combate às mudanças climáticas e meta de redução das emissões em 38% até 2030 (ano-base 2015). Ainda, pelo segundo ano consecutivo, o Assaí é certificado como um excelente lugar para trabalhar no Brasil, segundo a GPTW (Great Place to Work), com crescimento de 10 pontos percentuais em relação ao resultado do ano anterior.
(1) Emissões próprias provenientes da empresa. (2) Emissões provenientes do consumo de energia elétrica
*Sobre o Assaí Atacadista*
O Assaí é uma empresa de Cash & Carry (ou atacarejo), que atende pequenos(as) e médios comerciantes e consumidores(as) em geral, seja na compra de itens unitários ou grandes volumes. Com faturamento de aproximadamente R$ 60 bilhões em 2022, é a 2ª maior empresa de varejo do país e uma das 10 melhores empresas brasileiras para se trabalhar do seu segmento (categoria "Super Grandes", de acordo com o GPTW 2022). Está presente nas cinco regiões do País com mais de 270 lojas distribuídas em 23 estados (além do Distrito Federal), e possui mais de 70 mil colaboradores(as). Desde 2021 tem suas ações negociadas tanto na Bolsa de Valores de São Paulo (B3) – sob o ticker ASAI3 – quanto na Bolsa de Nova York (NYSE), sendo a única do seu segmento listada em ambas. Em 2022, a Companhia foi considerada Top of Mind na categoria "Atacado" em pesquisa realizada pelo Instituto Datafolha; e eleita a melhor empresa do ramo de "Comércio Varejista" pelo Prêmio Valor 1000. Em 2023, foi considerada a marca de varejo alimentar mais valiosa pelos rankings anuais promovidos pela Interbrand (20ª colocação geral) e pela Brand Finance (13ª colocação geral).