segunda-feira, 10 de julho de 2023

Artesanato do Mundo na Fenearte #MeuSábadoNaFenearte

 

Dentro da proposta da Fenearte, de mostrar peças artesanais Brasil e do Mundo, há estandes de vários lugares: Rio Grande do Norte, Amapá, Amazonas, Minas Gerais, Goiás, bem como de países a exemplo do Japão, Equador, Mali, África do Sul, Ucrânia, etc. Eis que vimos estandes de países como Cambodja, Mianmar e Indonésia e aí conhecemos o casal Komara, a paranaense Ana Paula e o javanês Chaeru.

Ana Paula é nascida em Pato Branco, no Paraná e sua família tem uma movelaria. Em uma feira no Rio Grande do Sul, ela mostrava móveis fabricados por sua família, e no estande vizinho, Chaeru Komara, indonésio nascido na Ilha de Java, mostrava peças artesanais de seu país. Komara e Ana se casaram, tiveram dois filhos e hoje vendem o artesanato asiático.

A mãe de Chaeru adquire as peças nas aldeias, no artesanato de aldeões locais e tudo é importado para o Brasil e vendido em feiras a exemplo da Fenearte. O casal adquire estandes e separam as peças por país, além de contratar assistentes locais para ajudar nas vendas. As peças são variadas: animais selvagens, Budas, peças em madrepérola, talheres, entre tantas outras.