Nessa segunda-feira (19), os artistas de Toritama se reuniram em uma audiência pública para tratar da Lei Paulo Gustavo, na câmara municipal. A iniciativa, da vereadora Carol Gonçalves, teve como objetivo apresentar os detalhes da verba federal que deve ser investida na cultura local, além de ouvir os artistas e fazedores de cultura.
De acordo com o Ministério da Cultura (MinC), Toritama tem direito a receber cerca de R$ 430 mil da Lei Paulo Gustavo, mas para que o município possa ter acesso à essa verba é necessário que o Poder Executivo realize um plano de ação, que deve ser enviado para o MinC até o dia 11 de julho. Entre as etapas do processo, está a necessidade de ouvir os artistas da cidade e as principais reivindicações da cultura local. As informações da lei e do decreto foram apresentadas durante a reunião pela produtora cultura Juliana Nunes.
Para a vereadora Carol Gonçalves, a audiência pública foi um momento histórico para a cultura de Toritama. “Essa foi a primeira vez que um representante do Poder Legislativo se reuniu de maneira oficial com os artistas da nossa cidade para falar sobre cultura, para entender de que forma podemos auxiliar essas pessoas nesse momento de oportunidade, além de construir políticas sólidas de fomento da nossa cultura e da nossa arte. Essa também é uma luta do meu mandato, e seguiremos firmes nessa caminhada”, afirma a parlamentar.
Em abril, a vereadora Carol Gonçalves esteve no Ministério da Cultura com o objetivo de mapear as políticas culturais voltadas para Toritama. Entre as principais demandas, esteve a execução da Lei Paulo Gustavo, a criação do Conselho Municipal de Cultura, o Plano Municipal de Cultura e o Fundo Municipal de Cultura de Toritama.