No mês em que marca o Dia Internacional da Dignidade Menstrual, estabelecido pela Organização Mundial da Saúde (OMS), o município de Toritama debateu o combate à pobreza menstrual no município. Realizada pela vereadora Carol Gonçalves (MDB), a Audiência Pública da ‘PL dos Absorventes’ tratou da Lei 1.795.2021, criada pela parlamentar e sancionada pelo prefeito Edilson Tavares (MDB). A iniciativa estabelece a distribuição gratuita de absorventes nas escolas municipais e Unidades Básicas de Saúde.
Tema importante para a saúde pública, a Dignidade Menstrual trata da precariedade que meninas, mulheres e pessoas que menstruam enfrentam pela dificuldade de acesso a absorventes, acarretando em ausências recorrentes nas escolas, além da utilização de jornal, papelão e até mesmo miolo de pão no período menstrual.
De acordo com Carol Gonçalves, garantir a distribuição de absorventes em Toritama é levar o básico para quem mais precisa. “Eu me sinto muito orgulhosa de poder idealizar essa iniciativa através do meu mandato, movimentando o debate em relação a conscientização e levando políticas públicas para quem mais precisa. Nosso objetivo agora é garantir que os absorventes sejam distribuídos, e essa audiência pública é justamente essa ponte para ouvir a população e trazer o Poder Executivo para esse diálogo”, destaca a vereadora.
Durante a audiência, estiveram presentes representantes do Poder Legislativo Estadual, da Diretoria Municipal da Mulher, da Assistência Social, da Secretaria Municipal de Educação, além das estudantes da Escola de Referência Protázio Soares de Souza, que já recebem os absorventes por meio do Governo do Estado e tiveram a oportunidade de falar sobre essa experiência e sugerir novas ideias para o plano de distribuição municipal, que deve ser colocado em prática em breve.