Realizado pela Prefeitura do Paulista, por meio da Secretaria de Turismo, Cultura, Esportes e Juventude e, com ações integradas das secretarias de Saúde, Mobilidade e Segurança, Obras e Serviços Públicos, Políticas Sociais e Direitos Humanos, o “Vamos Paulistar 2023” terá serviços de apoio à população, nos três dias finais da celebração. O evento acontece na Praça João Pessoa, no centro da cidade, nos dias 28, 29 e 30 de junho, das 18h às 2h. Nesta edição, os homenageados são Beto Mix e Jorge Verdinho (In Memorian).
Para assegurar a diversão do público que irá aproveitar as festividades nos dias do evento, a Superintendência de Vigilância em Saúde vai escalar profissionais da área para orientar na prevenção das Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) e distribuição de preservativos. Além disso, inspetores sanitários irão supervisionar os estabelecimentos que comercializam alimentos.
Já a Superintendência de Atenção Especializada, estará disponibilizando serviço de urgência e emergência, com um posto de atendimento médico durante o evento. A equipe assistencial será composta por médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem, com um total de 60 trabalhadores de saúde, sendo 10 por dia, para atender as necessidades da população.
A estrutura contará ainda com o apoio do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) do município, para direcionar os casos mais graves. Para garantir o fluxo de atuação de toda a equipe da Saúde, a ação contará com um coordenador do órgão.
Na mobilidade, um caminhão guincho, quatro viaturas e 30 agentes de trânsito atuarão, nos três dias, em nove pontos de bloqueio, das 17h30 às 02h30, que compreendem a Avenida Senador Salgado Filho, na Rotatória do Fórum; a descida da Rua do Nobre; a Rua Adeilson João Alves da Silva, no acesso a Rua da Levada; a Avenida Marechal Floriano Peixoto, em frente à Esposende; a Rua da Mangueira, no acesso à Rua Coronel Alberto Lundgren; a Avenida Marechal Floriano Peixoto, em frente ao acesso da Rua João Paulo XXIII; e a Rua do Cajueiro, em frente ao Complexo de Delegacias da Polícia Civil em Paulista.
A segurança será realizada pela Guarda Civil Municipal do Paulista, que irá dispor de um efetivo de 50 homens em cada dia do evento, um ônibus que será usado como base e duas viaturas. Além disso, uma Central de Videomonitoramento, com três câmeras, funcionará 24h. Além disso, policiais do 17º Batalhão da Polícia Militar (BPM) também farão a segurança no local.
O combate a exploração sexual e trabalho infantil terá o apoio do serviço dos Centros de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) do Litoral e do Centro da cidade, funcionando das 8h às 16h, para atendimento nos casos de violência sexual, abuso e/ou exploração sexual, violência física, psicológica e negligência contra crianças e idosos. Após esse horário, os canais de denúncias para flagrantes serão realizados pelo Disque 100 e também junto ao Conselho Tutelar, no atendimento de plantão, através do número (81) 99942-1419.
Endereço do CREAS Praias:
Rua Brigadeiro Aldo Pinho Alves, nº 118 - Nossa Senhora do Ó.
Endereço do CREAS Centro:
Rua 86, s/n - Jd. Paulista
A coleta de lixo, lavagem, varrição e limpeza do local do evento e das ruas adjacentes será realizada, diariamente, das 5h ao meio-dia. O trabalho será desenvolvido por 42 servidores, entre fiscais e agentes de limpeza, e contará com um caminhão pipa para água, desinfetantes, um caminhão varredeira e um caminhão compactador.
Imprensa Paulista PE