Nesta solenidade, a Catedral de Caruaru terá adoração das 9h às 18h, além de três celebrações de missas: a primeira às 8h, a outra as 12h e a última às 19h, presidida pelo Bispo Diocesano Dom José Ruy, e seguida de uma procissão até o Marco Zero para Benção do Santíssimo e conclusão da solenidade.
Durante a manhã, paroquianos da Catedral farão alguns tapetes de pó de serra, no Marco Zero, para acolher a procissão eucarística, da noite, após a celebração presidida pelo Bispo Dom José Ruy. O ato reforça a devoção e beleza desta data.
Além da programação da Matriz de Nossa Senhora das Dores, em Caruaru, este ano, existirão programações individuais de missa e adoração Eucarística em cada área da cidade. Os interessados, devem buscar informações nas redes sociais ou nas secretarias paroquiais.
*_Tradição_*
A origem da solenidade do Corpo e sangue de Cristo remonta ao século XIII quando o Papa Urbano IV(1262-1264), através da bula “transiturus”, de 11 de Agosto de 1264, solicitou o translado do milagre Eucarístico de Bolsena (Itália) para Orviedo em solene procissão e instituiu uma festa em honra do Corpo e Sangue do Senhor para todo o povo católico.
Em muitas cidades brasileiras é costume ornamentar as ruas por onde passa a procissão Eucarística, com tapetes de um colorido vivo e desenhos de inspiração religiosa para evidenciar e enfatizar a presença real do Senhor Jesus no pão e no vinho consagrados.