O ano 2023 marca um período quase cabalístico para Márcio Almeida. Neste ano, ele comemora 60 anos de idade, dos quais 35 de dedicação à arte. Para celebrar, o artista visual lança o livro ”Sobre Outras Naturezas – Arte & Política na Produção de Márcio Almeida”, desenvolvido em parceria com a escritora e curadora Leonor Amarante. O lançamento será no dia 15 (quinta), às 19h, na Número Galeria, em Boa Viagem, com uma roda de conversa com os autores. O evento é gratuito e aberto ao público.
A obra conta com 252 páginas, e faz uma retrospectiva sobre os 35 anos de produção artística de Márcio. “A Número Galeria sempre foi parceira, desde que decidi fazer esse livro. Tive que me virar, e Gaudêncio e Lyra (Eduardo Gaudêncio e Ricardo Lyra, da Spot Art e Número Galeria, foram os primeiros a incentivar e apoiar o projeto”, comenta.
A publicação foi idealizada em 2021. “Como estávamos no meio da pandemia, foi praticamente tudo feito online. As conversas, as trocas de fotos. Quando houve a primeira folga de lockdown é que Leonor veio pessoalmente ver boa parte do material”, relembra. O primeiro contato entre os dois foi em 2019. “Fiz uma exposição no SESC de Santo Amaro, e logo depois viajei para a Argentina. Quando estava lá, recebo uma ligação de Leonor, encantada com a mostra e querendo fazer uma entrevista comigo para a revista Arte Brasileiros”. E daí surgiram a amizade e os trabalhos.
“Escrever este livro foi uma viagem por meio do olhar e pensar de Márcio Almeida e de alguns acontecimentos sociopolítico culturais brasileiros”, define Leonor Amarante. “Artista multimidia, ele vive em estado de impermanência artística, ora inventando pinturas e objetos, ora criando performances e intervenções urbanas complexas, ou simplesmente debruçando-se, em seu ateliê, sobre desenhos e pinturas intimistas, quase miniaturas. Nossa troca foi constante, aprendi muito sobre sua obra e sobre Recife, que aparece simbólica e fisicamente em trabalhos pontuais que dão prova de sua territorialidade”, detalha.
Nascido em Recife (PE), iniciou sua carreira na década de 1980 e, desde então, desenvolve seu trabalho utilizando variados suportes. Seu olhar e interesse concentram-se em temas do comportamento humano ligados à noção de deslocamento, transitoriedade e pertencimento. Direciona seu foco, também, para questões de geopolítica e de ocupação do espaço urbano.
Seu trabalho integra o acervo de instituições como Centro Cultural São Paulo – CCSP (São Paulo,SP), Museu de Arte do Rio – MAR (Rio de Janeiro, RJ), Pinacoteca de São Paulo (São Paulo, SP), Museu de Arte Contemporânea do Centro Dragão do Mar (Fortaleza/CE), Museu de Arte Contemporânea do Rio Grande do Sul – MACRG (Porto Alegre, RS), Museu de Arte Moderna Aluizio Magalhães – MAMAM (Recife, PE), entre outras.
Serviço
Lançamento de ”Sobre Outras Naturezas – Arte & Política na Produção de Márcio Almeida”
QUINTA -FEIRA - 15 de junho - às 19h
Número Galeria (Rua Professor Eduardo Wanderley Filho, 187 - 2° andar - Boa Viagem)
Entrada gratuita