O Sindicato dos Médicos de Pernambuco (Simepe), representado pelo diretor Rodrigo Rosas, reuniu-se na manhã desta quarta-feira (14/06), com os coordenadores da UPA Curado – Unidade de Pronto Atendimento Médico Fernando de Lacerda, localizada no bairro do Curado, em Jaboatão dos Guararapes, organização social de saúde, administrada pelo Hospital do Tricentenário. Na pauta de discussão: problemas da superlotação de pacientes e do número excessivo de atendimentos para apenas um médico ortopedista no plantão diurno.
Durante a reunião, foi relatado que o fluxo aumentou bastante após o fechamento da Clínica Armindo Moura, entretanto, é fato do descumprimento de Resolução nº 2077/22014 do Conselho Federal de Medicina (CFM) e Resolução.nº 01/2005, do Conselho Regional de Medicina (Cremepe), que prevê o máximo de 36 atendimentos para o plantão de 12 horas.
O diretor do Simepe, Rodrigo Rosas, pontuou sobre a necessidade de contratação de mais um ortopedista plantonista para melhorar o atendimento dos pacientes e a qualidade do trabalho médico. O volume de atendimentos na ortopedia é expressivo. Os representantes da UPA Curado alegaram que a unidade é porta aberta e dependem da Secretaria Estadual de Saúde (SES), para repasse de recursos financeiros a fim de realizar essa contratação.
O Simepe aguarda resposta da Organização Social de Saúde, administrada pelo Hospital do Tricentenário, que manterá contatos com a SES em busca da resolução desse problema que vem trazendo insatisfação na categoria. Seguiremos firmes em defesa das reivindicações e direitos dos médicos ortopedistas da UPA do Curado.
Imprensa SIMEPE