segunda-feira, 5 de junho de 2023

Semana do Meio Ambiente de Olinda começa com mutirão na Praia

 

A programação da Semana do Meio Ambiente de Olinda começou com o Poder Público e os cidadãos juntos num mutirão na Praia de Bairro Novo. O objetivo é recolher objetos de plástico na faixa de areia, uma ação coordenada pela Secretaria de Meio Ambiente e Planejamento Urbano, com participação da Secretaria de Gestão Urbana, Controle Urbano e Guarda Municipal, além de voluntários e representantes de cooperativas que trabalham no apoio à reciclagem, como a Cooncenpipe e Coopmetral. Cerca de 50 pessoas participaram da atividade.

Também foram distribuídas 200 sacolas biodegradáveis a comerciantes e banhistas da orla. “Olinda tem um trabalho muito forte na conscientização com os comerciantes para evitar o uso do plástico, além do correto descarte. Essa ação de hoje é simbólica, mas estamos trabalhando diariamente para preservar nosso ecossistema”, pontuou o secretário executivo de Meio Ambiente, Rodrigo Cardoso.

De acordo com a gestora da orla de Olinda, Renata Alves, são recolhidas 13 toneladas de lixo na orla de Olinda – sete na faixa de areia e seis na área domiciliar. Uma equipe de 55 pessoas trabalha diariamente na limpeza da praia todos os dias, das 5h às 20h. O recolhimento com os caminhões do material gerado na faixa de areia é feito às 12h e 20h, de domingo a domingo. A coleta domiciliar é feita às 19h, de segunda à sábado.

Apenas na praia de Del Chifre as equipes da SGU retiraram uma tonelada de lixo nesta segunda-feira (05.06). “Cerca de 90% desse lixo é plástico: garrafas pet, tampas e muitos sacos. Também encontramos um sofá, tênis e vidro de perfume. Esse lixo é fruto de descarte irregular. Del Chifre fica próxima da foz dos rios Beberibe e Capibaribe. Quando a maré baixa todo esse lixo descartado irregularmente vem para o mar”, disse.

SEMANA
A Semana do Meio Ambiente prossegue nesta terça-feira (06.06). O Mercado Eufrásio Barbosa recebe o II Fórum Ambiental, das 9h às 13h. O evento vai discutir soluções para poluição plástica, com representantes da Agência Estadual do Meio Ambiente (CPRH). Na pauta, os impactos provocados pelo descarte de resíduos sólidos. A programação segue com atividades destinadas aos estudantes da Escola da Base Rural de Olinda, na reserva da Mata do Passarinho. No sábado (10.06), a partir das 8h30, a Praia da Santa, em Rio Doce, será alvo de um mutirão semelhante ao que aconteceu em Bairro Novo. Além do recolhimento de plástico serão plantadas cinco mudas de coqueiro.
Imprensa Olinda