A Coordenação de Saúde Bucal da Secretaria Municipal de Saúde de Caruaru (SMS) reuniu dentistas e auxiliares bucais do município para mais um encontro da Educação Permanente, desenvolvido pelo órgão municipal. Desta vez, a capacitação tratou sobre anemia falciforme e saúde da população negra. O encontro aconteceu no último dia 16 deste mês, no auditório da Uninassau Caruaru, e reuniu cerca de 140 profissionais da área que atuam na Rede de Atenção Básica do município.
O coordenador de Políticas Estratégicas da SMS, Helison Ferreira, frisou sobre a importância de promover a capacitação permanente para os profissionais do município e a escolha do tema da última reunião. “A doença falciforme é um tipo de anemia que afeta milhares de brasileiros, entretanto, a população negra é a mais atingida, devida à sua genética. A formação para os dentistas é uma maneira de capacitar nossos profissionais para as mais diversas situações e, nesse caso, para que as pessoas com a doença sejam atendidas com toda cautela”, destacou.
Além do conhecimento compartilhado, a iniciativa premiou os profissionais dentistas e auxiliares de saúde bucal da Estratégia da Saúde da Família que se destacaram no primeiro semestre.
A anemia falciforme é uma doença genética e hereditária causada por anormalidade de hemoglobina dos glóbulos vermelhos que perdem a forma de disco, ficando enrijecidos e deformados, tomando a forma de foice (daí vem o nome da doença). Como consequência, os glóbulos alongados não conseguem passar através dos pequenos vasos sanguíneos, bloqueando a circulação do sangue em diversas partes e tecidos do corpo humano, resultando em dor intensa, suscetibilidade às infecções e lesões orgânicas nos pacientes, podendo causar até a morte. Estima-se que, no Brasil, uma a cada cem pessoas apresente essas alterações.
Imprensa Saúde Caruaru PE