Este ano, a lei que proíbe a circulação de veículos de tração animal no Recife completou dez anos. Em todos estes, o deputado Romero Albuquerque foi uma voz ativa em defesa da regulamentação e aplicação do texto. Por isso, foi convidado, pelo Ministério Público de Pernambuco, a participar de uma audiência pública que discutirá o tema nesta terça-feira, 06. Todas as partes interessadas, como representantes da sociedade civil, de Organizações não-governamentais, Prefeitura do Recife, ativistas, parlamentares e líderes da categoria dos carroceiros, participarão do encontro, que acontecerá a partir das 14 horas, no auditório da Procuradoria Geral do Estado.
Recentemente, ações executadas pela Secretaria Executiva dos Direitos dos Animais “respingaram” no deputado, e ele foi alvo de graves ameaças nas redes sociais. “Minha vida, minha família e meus assessores vivem em risco”, diz o parlamentar. Após recolher mais de 50 animais soltos nas ruas, a Prefeitura do Recife enfrentou uma crise com os carroceiros, com investidas contra órgãos públicos e um protesto. A categoria resiste à efetivação do texto e tem um histórico de embates com os órgãos municipais.
Romero Albuquerque é também autor do projeto de Lei que amplia o texto do Recife. Em discussão na Assembleia Legislativa desde 2019, o PL 134 proíbe o uso de carroças em todas as áreas urbanas do estado.