Para reforçar a presença de mulheres e pessoas negras no cenário de inovação do Brasil, será considerado critério de desempate a diversidade de gênero e raça entre os integrantes dos grupos. Anna Carolina Meireles, gerente de Responsabilidade Social Corporativa da TIM, explica que o programa representa uma oportunidade para dar “vida útil” ao TCC e permitir que ele seja porta de entrada para o concorrido e disruptivo mercado das startups: “a maior parte dos universitários e universitárias do país ainda não encara o empreendedorismo como uma via de carreira. Por outro lado, veem no TCC apenas uma mera formalidade para concluírem a graduação. Nosso objetivo é mudar essa realidade. O Brasil tem desafios em muitas áreas – como saúde, educação, geração de renda, mobilidade, meio ambiente – e estamos certos de que a mudança pode vir da inovação universitária”, comenta.
Desde o seu lançamento em 2015, o AWC tem sido um verdadeiro catalisador para o sucesso de inúmeros projetos. Cerca de 200 iniciativas inovadoras já foram apoiadas, envolvendo mais de 500 estudantes de 70 universidades em todo o país. O programa impulsionou a criação de 114 startups, incluindo projetos premiados, como o Aqualuz. A solução para tornar potável a água de poços ou cisternas por meio da radiação solar originou a startup SDW – Safe Drinking Water For All e idealizadora, Anna Luísa Beserra, foi uma das vencedoras do Jovens Campeões da Terra, premiação da ONU voltada empreendedores de até 30 anos com ideias inovadoras para o futuro do planeta.
Etapas do programa e inscrições
Podem participar estudantes de qualquer graduação, com iniciativas voltadas para soluções tecnológicas ou de inovação nas mais diversas áreas, como saúde, educação, geração de renda, tecnologia, comunicação, mobilidade, entre outras. Os grupos devem ter até quatro integrantes, todos da graduação e com pelo menos um dos membros na fase final, fazendo o Trabalho de Conclusão de Curso. As inscrições devem ser feitas no site awc.institutotim.org.br.
O AWC possui atividades presenciais em São Paulo, como os workshops e a Feira de Investimentos, que encerra o ciclo do programa. Na ocasião, os estudantes apresentam seus projetos para profissionais do mercado e investidores-anjo. Além disso, durante todo o percurso, os universitários e universitárias têm acompanhamento à distância dos mentores do programa, com suporte teórico e prático.
Sobre o Instituto TIM
O Instituto TIM tem como missão criar e potencializar recursos e estratégias para a democratização da ciência, tecnologia e inovação, promovendo o desenvolvimento humano. Em parceria com diversas instituições, as ações do Instituto TIM já alcançaram cerca de 500 municípios, em todos os 26 estados e Distrito Federal, beneficiando mais de 700 mil pessoas, especialmente, crianças de 6 a 12 anos. Para mais informações: institutotim.org.br.