Estão abertas as inscrições para a 8ª edição do Prêmio Cátedra Abertis 2023. Até 16 de junho, na próxima sexta (16), pós-graduados de universidades brasileiras poderão enviar suas teses de doutorado e dissertações de mestrado com foco em soluções inovadoras dentro do tema Mobilidade Sustentável. O prêmio é uma iniciativa da Arteris, empresa especializada em gestão de rodovias, Fundação Abertis e Escola Politécnica da Universidade São Paulo (Poli-USP), sendo um de seus objetivos o de fomentar e potencializar a criação de tecnologias e soluções inovadoras na gestão de Infraestrutura de Transportes e Engenharia de Transportes, e de Segurança Viária.
A edição nacional do Cátedra vai distribuir um prêmio de até € 7 mil, o equivalente a aproximadamente R$ 37 mil, para o trabalho selecionado, e garantir vaga do vencedor na disputa internacional para concorrer com as teses ou dissertações de participantes da Espanha, França, Porto Rico, Chile, Itália e México. Os trabalhos devem ter sido defendidos no Brasil durante o ano anterior (2022) ao concurso na área de Engenharia de Transportes e correlatas e serão avaliados por um júri de professores e executivos da Arteris, que levarão em consideração originalidade e inovação da contribuição na área, geração de soluções práticas oriundas dos resultados da pesquisa e o impacto desses estudos na gestão de infraestruturas de transportes e segurança viária no Brasil.
Para Christiana Costa, superintendente de Sustentabilidade da Arteris, o Prêmio Cátedra ganhou ainda mais relevância com o lançamento da Agenda ESG da companhia, que definiu novos objetivos, indicadores e metas que passaram a ser acompanhados por um comitê executivo formado por acionistas e alta liderança da organização. “Apoiar a realização desse prêmio reforça os pilares que sempre nortearam nosso trabalho e atuação no setor de rodovias, principalmente quando ressaltamos a importância de garantir investimentos em inovação e expertise em rodovias, segurança viária, responsabilidade social e valorização da vida”.
Para a coordenadora do Cátedra no Brasil, professora Liedi Bernucci, o prêmio incentiva o desenvolvimento socioeconômico do País. “É preciso fomentar cada vez mais os estudos científicos não apenas para premiar e divulgar os trabalhos realizados pelos universitários brasileiros, além de ampliar a interação entre a universidade com o setor produtivo, mas também para dar subsídio técnico ao setor produtivo, melhorarmos a infraestrutura rodoviária e reconhecer a importância da mobilidade sustentável e da Engenharia de Transportes no Brasil”.
Os premiados (ver Edital) serão divulgados em setembro, durante a Semana Nacional de Trânsito, em evento ainda a ser definido, com a participação de representantes da Arteris, Poli-USP, membros da Associação Nacional de Pesquisa e Ensino em Transportes (Anpet), Fundação Abertis e outros.
O concurso internacional, criado pela Fundação Abertis, entidade sem fins lucrativos mantido pela Abertis, um dos principais grupos internacionais em gestão de rodovias e serviços de mobilidade, tem como principal objetivo ampliar a visibilidade da área de infraestrutura e fomentar o desenvolvimento de novos sistemas ligados às áreas científicas, sociais, culturais, econômicos, tecnológicos e de comunicação que transforme o transporte terrestre e, em geral, atendam a necessidade de proporcionar mobilidade sustentável, eficiente e segura para toda a sociedade.
Cátedra 2022
Estudantes do curso de Engenharia de Transportes da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e da Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo (EESC-USP) tiveram suas pesquisas acadêmicas premiadas em 1º lugar no 7º Prêmio Cátedra Abertis, em 2022, correspondendo a trabalhos defendidos em 2021, que contou com duas categorias naquele ano.
Na categoria de melhor tese ou dissertação em Gestão de Infraestrutura de Transportes e Engenharia de Transportes, o trabalho de Shanna Trichês Lucchesi, aluna da UFRGS, ficou em primeiro lugar. O estudo abordou os benefícios econômicos de promover bairros que incentivem os deslocamentos de seus moradores a pé, principalmente em bairros de baixa renda de cidades latino-americanas como São Paulo e Rio de Janeiro.
Já na categoria de Segurança Viária, o destaque foi para a pesquisa de Murilo Ribeiro Rodrigues, aluno da EESC-USP, elaborada com ciclistas cujo objetivo foi o de identificar e melhorar o nível fisiológico de estresse desse tipo de usuário ao pedalar em uma cidade média brasileira como São Carlos, no estado de São Paulo. O índice reconhecido como Level Of Traffic Stress (LTS) foi medido com gravações em vídeo enquanto os ciclistas pedalaram por vias com diferentes características.
SERVIÇO
Prêmio Cátedra Abertis - 8ª Edição
Inscrições: até 16 de junho de 2022
Tema: Mobilidade Sustentável.
Aberto a estudantes universitários do Brasil que finalizaram e defenderam suas dissertações de Mestrado e teses de Doutorado em 2022.
Informações: Link