quinta-feira, 1 de junho de 2023

Por que é preciso regulamentar o trabalho por Aplicativo?

📍 *Regulamentar trabalho por APP é uma luta da CUT*

📢 *Você sabia que no Brasil existe mais de 1,5 milhão de trabalhadores/as por aplicativo, o que corresponde a cerca de 19 estádios do Maracanã lotados?* Regulamentar o trabalho por aplicativo no Brasil é importante para assegurar direitos, condições de segurança no trânsito, atendimento médico e piso salarial. 

🔰Além de não ter seus direitos reconhecidos, outro dado preocupante é no campo jurídico, já que a Justiça do Trabalho, em geral, não reconhece os direitos dos trabalhadores por aplicativo, segundo dados da pesquisa da Universidade Federal do Paraná (UFPR).  

🚩Por isso, a CUT tem defendido melhorias para a categoria, proteção social para que tenham renda decente, o que impacta em melhorias para ele, sua família e para a economia, além dos direitos fundamentais como liberdade sindical, direito à negociação coletiva.

🔰Pesquisa feita pela Fairwork Brasil, vinculado à Universidade de Oxford, mostrou que empresas de aplicativos de entrega como a Uber, iFood, 99, Rappi, UberEats e GetNinjas não comprovaram padrões mínimos de trabalho decente no Brasil.

✅ O compromisso de fazer uma regulamentação que acabe com a precarização do trabalho nos aplicativos é uma das prioridades da Central para este ano de 2023.

🚩 Assim, a CUT, após ouvir representantes desses trabalhadores, tem levado propostas ao Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) para que os/as trabalhadores/as sejam ouvidos e construam uma proposta a ser apresentada ao Congresso Nacional.

📲 💻 Brigadistas, gostaram do conteúdo? Espalhe nos grupos que você participa e dos seus sindicados. Precisamos mobilizar a classe trabalhadora para este tema chegar a milhares de pessoas*.

Imprensa CUT