RECIFE - Em evento que marcou o relançamento do Farmácia Popular, no último dia 07, o deputado federal Pedro Campos exaltou a escolha do local pelo governo Lula para o anúncio da expansão do programa do Ministério da Saúde. No Centro Comunitário da Paz Ariano Suassuna, o parlamentar ressaltou a importância de levar o equipamento, que é modelo de segurança cidadã no Recife, para o Brasil.
“O Recife é exemplo nacional em políticas públicas que efetivamente combatem a desigualdade e promovem a justiça social. Seguiremos em Brasília, atuando para nacionalizar o Compaz”
O parlamentar é autor, na Câmara Federal, do projeto de lei N• 2215/2023 que pretende levar a todas unidades federativas a experiência recifense. Os Centros Comunitários da Paz (Compaz), em funcionamento na cidade há 7 anos, são inspirados na premiada política pública de urbanismo social que tirou da colombiana Medellín a pecha da marginalidade e a projetou como uma das cidades mais inovadoras do mundo.
No Recife, a rede conta com quatro unidades: a Governador Eduardo Campos, no Alto Santa Terezinha; a Governador Miguel Arraes, na Praça Caxangá; a Ariano Suassuna, no Cordeiro; e a Dom Helder Câmara, no Coque. “Precisamos avançar na inclusão social e no fortalecimento comunitário em nosso país, para que possamos atuar, sobretudo, na prevenção à violência através da promoção da cidadania e da dignidade”, concluiu.
O programa oferece às comunidades circunvizinhas aos Centros vários serviços como atividades educacionais, cursos de qualificação profissional e geração de renda, mediação de conflitos, atividades esportivas, aulas de danças e músicas. O Compaz também oferta diversos serviços públicos junto aos Centros de Referência em Assistência Social (CRAS), Secretaria da Mulher, Procon, Junta Militar, Assistência judiciária, Prouni-Recife e Programa Mãe Coruja.