quarta-feira, 7 de junho de 2023

Paula Bujes lança single nessa sexta

Cantora, violonista, rabequeira, compositora, professora e pesquisadora, Paula Bujes lança nesta sexta o seu novo single. Paula, que é gaúcha, reside em Recife há 10 anos e  desde então tem dialogado com a efervescência cultural da cidade e do estado de Pernambuco. “Forró pra Seu Luiz” tem a rabeca e o forró como porta de entrada de uma nova fase de Paula Bujes, violinista de formação tradicionalmente erudita, que desde os atravessamentos da maternidade e da pandemia, experimenta novos caminhos na sua criação artística. 

A composição é um forró de rabeca instrumental, à moda dos forrós do Mestre Luiz Paixão, e é também uma homenagem ao mestre, falecido em 2022. Mestre Luiz Paixão é  um dos maiores nomes da rabeca no país, influenciando diretamente algumas gerações de instrumentistas para além das tradições do forró e do cavalo marinho.

A faixa, produzida por Alessandra Leão, abre com o registro do próprio Luiz Paixão tocando o forró de Paula, em um encontro na casa dele, e tem ainda samplers da voz do mestre. Foi arranjada para a formação clássica do forró de rabeca, com a presença dos músicos: Joana Xeba, na zabumba e ganzá; Pedro Simões, pandeiro e triângulo; Bruno Nascimento, no violão 7 cordas e Daniel Coimbra, no cavaco; além da própria Paula Bujes na rabeca. Com esse forró, produzido com incentivo do Funcultura e lançado em parceria com a YB Music, a artista promete esquentar as pistas de dança e arraiais.


SOBRE PAULA BUJES 

Gaúcha, residente no Recife há 10 anos, é professora de violino no Departamento de Música da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e docente permanente do mestrado em música da UFPB. Em 2017 lançou seu primeiro álbum, "Afluências''. Desde 2018 faz parte do coletivo "A Dita Curva". Desde 2021 se apresenta com o Baila, conjunto musical com o qual desenvolve, na música instrumental e vocal, releituras de forrós, frevos e côcos com sua rabeca. Em 2022 foi colaboradora no Dossiê de instrução técnica da solicitação de registro das Matrizes Tradicionais do Forró como Patrimônio Cultural Brasileiro, elaborando um texto sobre a rabeca no contexto do forró.