Os papéis de gênero em uma sociedade heteronormativa, as desigualdades sociais e o racismo estrutural, inclusive dentro do movimento LGBT. Os temas, que seguem atuais, integram a obra do romancista, dramaturgo e ensaísta afro-americano James Baldwin. Considerado como um dos grandes críticos do sonho americano e um dos maiores autores do século XX, o intelectual terá sua vida e obra celebradas em uma série de ações artísticas em São Paulo dentro da programação do ‘Panorama Baldwin: Tinta Preta para Escrever sobre um Mundo Esbranquiçado’. A mostra com exibições de filmes acontece de 14 de junho a 1º de outubro de 2023 e integra clubes de leitura, debates e a estreia de um espetáculo teatral.
Idealizado pelo ator e bailarino Fernando Vitor, a programação tem início nesta quarta-feira (14), na Vila Itororó, com a exibição do filme ‘Se a Rua Beale Falasse’ (2018, dir. Barry Jenkins). No mesmo local será apresentado, no próximo dia 21, o longa ‘Eu não Sou Seu Negro’ (2016, dir. Raoul Peck). Os ingressos são gratuitos e podem ser adquiridos na bilheteria, com uma hora de antecedência ou no site da Sympla.
No mês de julho, a programação engloba uma leitura guiada do romance ‘O quarto de Giovanni’, com mediação do pesquisador Ronaldo Vitor da Silva. O clube de leitura acontecerá todas às segundas-feiras do mês, sempre das 19h às 20h30, na Biblioteca Mário de Andrade.
A programação culmina com a estreia e temporada de um espetáculo no Auditório da Biblioteca Mário de Andrade no período entre 21 e 4 de agosto. Já entre 14 de setembro e 1º de outubro, o espetáculo será apresentado na Sala Multimídia Arthur Azevedo.
"Os negros deste país são ensinados a se desprezar desde o momento em que abrem os olhos neste mundo” - ensaio de James Baldwin publicado no livro The fire next time (1963)
Sobre Baldwin
Às vésperas do centenário de nascimento de Baldwin (1924-1987), a programação busca reforçar a importância do autor no debate de temas que seguem atuais.
“Baldwin foi neto de escravizados americanos e se tornou um dos escritores mais vendidos da época, com obras que confundiam sua história de vida com a documentação do contexto político americano. Foi consagrado como um dos símbolos dos direitos civis dos Estados Unidos e uma figura forte que é revisitada nos dias atuais justamente pelo legado que deixou em forma de romances, ensaios, peças e críticas”, destaca Fernando Vitor.
De acordo com ele, as múltiplas linguagens artísticas presentes no Panorama têm justamente o objetivo de apresentar as diversas facetas do romancista. “Vamos mostrar para o público muito do que foi produzido e cada pessoa pode seguir sua busca da especificidade que interessar mais, uma vez que nós como artistas também recebemos de forma distintas a produção do autor para criarmos nossas obras”, pondera.
O projeto “Panorama Baldwin: Tinta Preta para Escrever sobre um Mundo Esbranquiçado" foi contemplado pela 3ª Edição do Edital de Apoio à Cultura Negra na Cidade de São Paulo.
“Você acha que sua dor e seu desgosto não têm precedentes na história do mundo, mas depois você lê. Foram os livros que me ensinaram que as coisas que mais me atormentavam eram as mesmas que me conectavam com todas as pessoas que estavam, ou que alguma vez tinham estado, vivas.” - James Baldwin
Programação
"O quarto de Giovanni”, uma das principais obras de Baldwin, será o livro estudado no Clube de Leitura. O livro tematiza uma relação homoerótica de dois personagens brancos na capital francesa. Temas como raça, universalismo e branquitude estão presentes na obra, datada de 1956.
“O círculo de leitura é uma maneira de introduzir o grande público dentro do universo literário e de pensamento de James Baldwin, a partir de questões importantes para o projeto como um todo e conectando a atualidade deste livro com áreas diversas como o cinema, a sociologia e o teatro", destaca Fernando.
Já o espetáculo em produção foi criado a partir da vida e da análise sobre a obra do escritor. Com elenco composto pelos atores Fernando Vitor e Izabel Lima e direção de José Fernando Peixoto de Azevedo, o espetáculo se inspira no documentário Eu Não Sou Seu Negro, buscando olhar à luz da atualidade a análise política e social de Baldwin e convida o público a conhecer um panorama sobre sua produção e seu posicionamento frente aos conflitos sociais de seu tempo.
SERVIÇO | Panorama Baldwin: Tinta Preta para Escrever sobre um Mundo Esbranquiçado
Exibição de Filmes | Local: Vila Itororó | Lotação: 45 a 50 lugares | Grátis, pela Sympla
Após a exibição do filme, haverá uma conversa com o público de aproximadamente 30 minutos
· dia 14/06 - às 19h às 21h30
Se a Rua Beale Falasse (Barry Jenkins - EUA - 2018 - Drama - 1h59min)
Se a Rua Beale Falasse mostra a história de Tish (Kiki Layne), uma grávida do Harlem que luta para livrar seu marido de uma acusação criminal injusta e de subtextos racistas. Com o objetivo de tê-lo em casa para o nascimento do bebê, ela irá fazer tudo que estiver ao seu alcance.
· dia 21/06 - às 19h às 21h30
Eu não Sou seu Negro (Raoul Peck - EUA - 2016 - Dcumentário - 1h34min)
O produtor Raoul Peck usa o livro inacabado de James Baldwin sobre o racismo nos EUA para examinar as questões raciais contemporâneas, com relatos sobre as vidas e assassinatos dos líderes ativistas Medgar Evers, Malcolm X e Martin Luther King Jr.
Ingresso : https://www.sympla.com.br/evento/exibicao-do-filme-eu-nao-sou-seu-negro-2016-dir-raoul-peck/2023793
Clube de Leitura - Biblioteca Mário de Andrade - 3º andar - 30 lugares - Ingresso: Gratuito, retirada no local
Dias 3, 10, 17 e 24 de julho, às segundas-feiras, das 19h até 20h30
· Leitura Guiada do romance O quarto de Giovanni (1956)
Sinopse: O Quarto de Giovanni é um romance escrito por James Baldwin e publicado pela primeira vez em inglês em 1956, e conta a história de amor entre dois rapazes em Paris. Eles se encontram e procuram resolver na sua relação todos os problemas da existência.