sexta-feira, 30 de junho de 2023

Noronha comemora o Dia de São Pedro com grandes celebrações


A tradicional comemoração no Dia de São Pedro (29), em Fernando de Noronha, iniciou às 9h com uma missa campal seguida de procissão marítima (barqueata), peixada, shows e banho de neblina. Estavam presentes no evento moradores, turistas e a administradora do arquipélago, ThallytaFiguerôa. Cerca de 70 embarcações participaram, entre barcos de passeio, de pesca, lanchas e caiaques.

“A gente sabe que o intuito dessa festa é justamente referenciar aquele que está todo dia na luta e todo dia abençoa o pessoal que trabalha aqui. É indescritível. Muita alegria e felicidade imensa em poder estar aqui e participar desse momento”, disse Thallyta. 

A missa foi celebrada pelo padre Wesley de Souza, pároco de Noronha, em frente à Capela São Pedro dos Pescadores. Logo após a celebração, a imagem do santo seguiu em procissão até o Porto de Santo Antônio para o início da barquetata. O cortejo marítimo seguiu pelas praias do chamado “mar de dentro” (área da ilha voltada para o litoral brasileiro), com rezas e orações abençoando os fiéis e pescadores da ilha.

“Celebrar essa festa aqui em Noronha pela primeira vez é uma satisfação imensa para mim. Assim como Pedro, eu também sou pastor e devo cuidar e zelar por todos que aqui estão e também acolher aqueles que nos visitam, que vem a Noronha e querem participar conosco. É uma alegria imensa poder acolher a todos e fazer parte disso. Eu agradeço a Deus pela oportunidade”, afirmou o padre Wesley. 

A imagem do santo percorreu o trajeto no barco Orion, onde estavam presentes o padre, as pessoas ligadas à igreja, a administradora da ilha e os convidados. No entanto, ao chegar na Cacimba do Padre, o barco Feliz Navegantes fez a passagem tradicional entre os Morros Dois Irmãos, tendo a bordo, entre outros, o presidente da Associação Noronhense de Pescadores (Anpesca), seu Orlando, e Thallyta Figuerôa, que trocou de barco para prestigiar o momento de perto e dos pescadores. O Feliz Navegantes é a única embarcação autorizada a fazer essa travessia.  

“A minha vida e meu sonho é isso. Essa ilha é o melhor lugar do mundo e a gente tem que acompanhar isso. Tudo aconteceu bem, graças a Deus. Ainda levamos nossa chefe com todo carinho e respeito para ela conhecer e ter uma história pra poder contar com todo orgulho” disse o presidente da Anpesca, seu Orlando.

A administradora, que vivenciou pela primeira vez essa experiência, acrescenta que a travessia foi uma sensação única. 

“Experiência incrível, que não dá pra descrever quando a gente passa ali. A energia do pessoal é fantástica. Mais uma vez eu preciso enaltecer seu Orlando, um guerreiro, que conduz todo mundo ali da melhor forma”, afirmou Thallyta.

No retorno ao Porto, os participantes contaram com a famosa peixada, que é servida no evento de forma gratuita. O prato foi preparado com cerca de 300 kg de peixe fresco e servido acompanhado de pirão. 

Por volta das 13h30, o palco do Porto recebeu o DJ Tekilla, que abriu os shows do dia. Em seguida, a apresentação ficou por conta do cantor Daniel Ribeiro, Spok & Orquestra Forrobodó e, finalizando, com Klever Lemos. As atrações contaram com participações especiais de Nego Noronha, João Marlevou e Ed Carlos. Durante as atrações, os participantes contaram com banho de neblina, promovido pelo Corpo de Bombeiros da ilha. 

“A celebração foi algo que nos trouxe muita paz e muita alegria, especialmente por saber que as tradições estão sendo mantidas. A vila se reúne para celebrar São Pedro, que é o padroeiro dos pescadores, e a gente mantém uma tradição que é reverenciada com uma barqueata. A fé, a tradição e o amor entre as pessoas precisam ser propagados. Estou feliz em estar aqui”, disse o turista Cleanto Medeiros.

Pensando na mobilidade das pessoas que frequentaram a festa de São Pedro, a Administração reforçou a frota de transporte público com veículo no modelo ilha tour, nos horários das 10h às 12h e das 19h às 21h.

O superintendente de Turismo, Cultura e Esportes de Noronha, André Portela, agradeceu o apoio de todos para que a festa fosse um sucesso. "Agradeço, primeiramente, a Deus e depois a todos vocês: Governo do Estado, Administração da ilha, Anpesca, Fundarpe, moradores, turistas e a todas as pessoas e órgãos envolvidos direta ou indiretamente. Que venha 2024!, concluiu.

Imprensa FN