Foi Secretário de Tecnologia em Olinda e de Transformação Digital em Pernambuco e agora assume papel importante na busca por negócios de impacto social. Com o intuito de “impulsionar ideias e gerar resultados”, a FWK Innovation Design materializou a primeira unidade do Laboratório de Inovação Social, o LIS, hospedado no Hub de Inovação do SENAI Maracanaú. Um espaço preparado com ampla ambiência tecnológica e voltado para criatividade, inovação, projetos e conexões. Ponto de encontro entre pessoas, empresas e comunidades que visam o mesmo propósito, o de materializar projetos de impacto real.
E para estar à frente desta missão, nada mais sensato que reunir pessoas com amplo conhecimento e bagagem de peso sobre o tema. Juntou-se ao time, o Cláudio Nascimento que é o novo Head de Inovação Social e relacionamento com setor público, aceitou ingressar nessa jornada desafiadora junto com o time da FWK e da CUFA Ceará, trabalhando em ações de impacto social, atuando no mercado 2.5, gerando projetos e possibilidades de modelos de negócios que impactem positivamente a vida das pessoas.
Na realidade da nossa sociedade, surgem problemas reais onde as grandes inovações tecnológicas não podem resolver por si mesmas. Isso abre um leque de oportunidades, surgindo novas ideias e ações que visam materializar negócios de Impacto Social (IS) e fomentar a transformação da realidade através de uma abordagem simples com empatia, criação coletiva, aprendizagem, estabelecendo novas práticas sociais sustentáveis. E principalmente, construindo isso a partir da realidade de quem está sendo impactado. Esse “MIX” pode gerar inovação social, uma vez que essa nova forma de ver o mundo se junta com a realidade das comunidades, permitindo gerar conexões que transformam vidas.
Acreditando no poder das boas conexões, com o objetivo de alcançar e ajudar na criação e execução de ideias inovadoras, a FWK busca suportar projetos de ESG e negócios de impacto, junto ao mercado corporativo.
Com sua spin-off, intitulada de LIS – Laboratório de Inovação Social, e com o apoio da CUFA Ceará, trabalham em projetos e negócios inovadores de impacto social pelo Brasil afora. "Queremos ajudar as pessoas das comunidades que têm boas ideias, mas não sabem como materializá-las", diz Preto Zezé, presidente global da CUFA. Com isso, criaram o Conexão Social, um evento que tem por objetivo transformar e impactar a realidade de jovens e adultos das comunidades. Mas, como fazer isso? Reunindo pessoas vindas das comunidades, para falar dos problemas que enfrentam no seu dia a dia e conectá-las com pessoas de fora, empreendedores(as) e organizações que estão dispostos a ajudá-las a encontrarem soluções que realmente impactem suas vidas.
Trata-se de um momento de construção coletiva a partir da realidade dessas comunidades e dos seus problemas. É o “Conexão Social” unindo forças para resolver problemas reais, que possam ser convertidos em projetos com potencial de se tornarem negócios sociais, incentivando o empreendedorismo local e dando a oportunidade de planejamento e estruturação de negócios
a todos.
Conheça mais sobre o LIS em https://www.instagram.com/reel/CiIXxTGgMvs/
Conheça o Claudio Nascimento, Head de Inovação Social na FWK:
Claudinho, como é conhecido pelo time, é o novo Head de Inovação Social e relacionamento com setor público da FWK. Mas antes disso teve um papel importante em grandes conquistas de cunho social, gerando impacto nas pessoas e organizações.
Fundador da Rede Brasileira de Cidades Humanas, Inteligentes, Criativas e Sustentáveis a qual também sou VP de Políticas Públicas e Inovação Social.
É Cofundador e Head de Inovação no Lab Griô, empresa de articulação e negócios com ações voltadas para o desenvolvimento de pessoas e territórios, participa também do Comitê do Prêmio United Earth Amazônia, focado na sustentabilidade da floresta e de seus habitantes. Representante no Brasil da Open & Agile Smart Cities e faz parte do Conselho das Cidades, representando as cidades integrantes da OASC, um dos órgãos dirigentes da rede. Entre as muitas definições, pode-se afirmar seu papel como “Advocacy” nato, onde reúne seus esforços para influenciar as legislações, políticas e práticas orçamentárias para melhorar o desenvolvimento de determinados setores e regiões do país. Como ADVOCACY da Agenda 2030 da ONU Organização das Nações Unidas e Liderança Criativa do setor público e negócios de impacto social, está em constante busca por gerar transformação real na sociedade. Foi Diretor de Tecnologia em Olinda e Diretor de Transformação Digital na Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado de Pernambuco (SECTI/PE). Além de conselheiro do Porto Digital, em Recife, durante 11 anos. É participante ativo da comunidade IPTA - International Project Thinking Alliance, proveniente da abordagem exclusiva da FWK, o Project Thinking, e busca mudar “o que sempre foi assim” sendo um agente de transformação na sociedade e organizações. Está à frente do LIS - Laboratório de Inovação Social, spin-off da FWK em parceria com a CUFA Ceará, onde trabalha em projetos e negócios inovadores de impacto social pelo Brasil afora.
Conheça mais em: https://www.linkedin.com/in/claudiojn/.
Sobre a FWK:
Criada em 2013, a FWK é uma Boutique Consulting Firm de inovação com a missão de disseminar o conhecimento e estimular o mindset ágil e inovador para fomentar o desenvolvimento da cultura, por meio da gestão centrada nas pessoas. Através dos seus produtos e serviços é possível levar conhecimento prático de inovação e transformação digital a todos os profissionais e empresas de mente aberta, que buscam uma mudança e transformação, trabalhando pontos específicos como: liderança, agilidade e inovação. A FWK é participante do Pacto Global da ONU desde 2020, ação esta que tem mais de 20 mil integrantes espalhados pelo mundo, e na Rede Brasil do Pacto Global tem cerca de 1.400. Empresa 100% brasileira, com presença global (EUA e Portugal), a FWK Já atendeu mais de 90 organizações como: BMW, Ely Lilly, Caixa, Tecban, CTG Brasil, Porto Seguro, DELL, Unimed, Microsoft, BMG, Hapvida, Pague Menos, Caixa, entre outros. Até o momento, mais de 5000 mil profissionais já fizeram parte das suas jornadas educacionais.
Acesse: https://fwk.global/ e saiba mais.