quinta-feira, 29 de junho de 2023

Influenciadora contrai conjuntivite química após realizar extensão dos cílios


A influenciadora Marcelle Santos viralizou nas redes sociais após publicar um vídeo no TikTok mostrando os olhos irritados após um procedimento de extensão de cílios. Na publicação, vista por mais de 5,5 milhões de pessoas, a jovem conta que por conta de um erro na aplicação, um produto chamado de gel pad encostou diretamente no seu globo ocular, o que causou uma lesão na conjuntiva (membrana que recobre as pálpebras e a parte branca dos olhos).

“Produtos não aprovados para uso ocular podem causar queimaduras, inflamações e cicatrizes na superfície ocular. Mesmo os que foram aprovados ainda podem causar alergias em pacientes mais sensíveis”, aponta a oftalmologista Manuela Tenório, do Hospital de Olhos Santa Luzia, integrante da rede Vision One.

O vídeo mostra os olhos de Marcelle bem vermelhos e com uma pequena linha branca, que seria o machucado. Segundo a blogueira, não havia sido a primeira vez que ela realizava a extensão dos cílios. A jovem escolheu utilizar a técnica chamada de “volume russo”, que substitui o uso de cílios postiços. A ideia de gravar o vídeo, de acordo com Marcelle, foi de fazer um alerta para quem desejar fazer extensão de cílios. 

“Para a extensão de cílios postiços é utilizada uma cola na margem das pálpebras junto aos cílios naturais, o que pode causar desde dermatites de contato a inflamações na conjuntiva e córnea”, explica a oftalmologista Manuela Tenório. 

A especialista do Hospital de Olhos Santa Luzia ainda aconselha que se procure um oftalmologista antes mesmo de realizar procedimentos do tipo. “É interessante a avaliação oftalmológica antes de fazer a colocação de cílios postiços. Alguns pacientes podem ter o procedimento contraindicado, como, por exemplo, aqueles com blefarite crônica, pelo risco de piora da inflamação local, formação de crostas e perda definitiva dos cílios”, diz a oftalmologista Manuela Tenório.

A jovem contou que já na aplicação, o olho esquerdo começou a arder e que o volume de cílios utilizado pela profissional era bem maior do que o normal. No dia seguinte, o quadro se agravou e Marcelle resolveu procurar um oftalmologista. No hospital, a especialista informou que a conjuntiva da influenciadora tinha sofrido uma lesão após os gases do produto terem tido contato com o olho aberto dela.

“A aplicação de cílios deve ser realizada em local seguro, onde se conheça a procedência dos produtos utilizados. Pacientes alérgicos devem estar especialmente atentos. A higiene e manutenção dos cílios também são fundamentais, além de eventuais pausas para manutenção da saúde das pálpebras e cílios”, orienta a médica Manuela Tenório.