As práticas ESG (environmental, social and governance - ambientais, sociais e de governança), tão em alta ultimamente, norteiam os objetivos e plano de negócios do Grupo Trino. Para seu atendimento cada vez mais pleno nas operações Brasil e in house, a empresa está investindo cada vez mais em modernização e práticas sustentáveis, valorização do ser humano e melhoria nos ambientes de trabalho.
O diretor administrativo do Grupo, Cláudio Fernandes, cita a implantação de áreas lean – dedicada para discursões com metodologia de gestão baseada em eliminar desperdícios e buscar oportunidades de melhorias, sempre considerando todos os aspectos organizacionais. Componentes como matéria-prima, espaço físico, número de colaboradores e processos, são itens sempre avaliados e discutidos pelas equipes funcionais, atrelados aos requisitos de saúde, segurança do trabalho, inclusão e qualidade de vida das pessoas envolvidas.
Cláudio ressalta a importância da parceria do setor de Recursos Humanos na aplicação contínua de ações que promovem a melhoria do clima organizacional, interação e nível de satisfação dos colaboradores.
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Sobre a operação do Grupo Trino em Simões Filho, na Bahia, iniciada em 2017, o diretor ressalta a reponsabilidade pela gestão logística e recuperação dos paletes do cliente, garantindo a preservação e disponibilidade desses ativos para as empresas que utilizam esses recursos retornáveis. “Os paletes desempenham um papel fundamental no empilhamento e movimentação dos produtos dos clientes ao longo de toda a cadeia de suprimentos, desde a indústria produtora até o ponto de venda nas lojas e supermercados. Dedicamos especial atenção a essa operação, uma vez que os paletes são fabricados com materiais não poluentes, como madeira, e sua reutilização contribui significativamente para a proteção do meio ambiente e a preservação de recursos naturais”, ressalta Cláudio
Atualmente o quadro de contratados conta com 20% de mulheres, mas a empresa possui a meta de alcançar 40% de representatividade feminina até o final de 2024. Para isso, está inovando nas atividades, introduzindo equipamentos mais interativos e melhorando a ergonomia, além de ampliar as oportunidades de liderança em diversas áreas.
A principal mudança nessa operação foi a informatização do estoque e a adoção de painéis de controle para acompanhar as informações logísticas e os processos de manutenção em tempo real, que está resultando em melhorias significativas. Além disso, a introdução do uso de tablets conectados por Wi-Fi nos postos de liderança para coletar informações, visa aumentar ainda mais o desempenho. Cláudio conta que essas mudanças já estão gerando ganhos em várias áreas, como a recuperação de paletes, que obteve um aumento de produtividade de 100% em apenas 90 dias.
Para a área ambiental, o planejamento para 2023 e 2024, inclui a redução energética por meio do redesenho das rotinas operacionais para minimizar o desgaste dos pneus dos equipamentos. Além disso, estão sendo substituídos de forma gradual os veículos movidos a combustíveis fósseis por veículos 100% elétricos. Também estão sendo implementados painéis solares para aumentar a utilização de energia limpa e o Grupo adotou iluminação LED em todo o armazém.
A utilização de tinta biodegradável e não poluente, filtros para contenção de partículas sólidas provenientes da área de pintura, reutilização de componentes de paletes danificados e destinação adequada das madeiras para empresas certificadas completam as ações ambientais, enquanto outras estão sendo estudadas para entrar em prática.