No mês em que se celebra o Dia Internacional do Orgulho LGBTQIA+, as pautas afirmativas ganham ainda mais visibilidade. A data também expõe a dificuldade vivida por essas pessoas para conseguir espaço no mercado de trabalho e, posteriormente, sentirem-se acolhidas, respeitadas e legitimadas nos ambientes corporativos.
Sintonizada com os valores sociais e comprometida com a diversidade em todos os estados onde atua, a MRV&CO vem ampliando suas práticas. Apesar de já realizar ações anteriormente, em 2020 criou o Comitê de Diversidade e Inclusão, tendo como eixos gênero, raça, pessoas com deficiência e a comunidade LGBTQIA+.
A atuação acontece considerando o nivelamento e aprofundamento das pessoas na temática e também em ações práticas. O Grupo promove lives, rodas de conversas e conscientização, distribui materiais informativos e busca envolver todos os cargos das companhias nas pautas. Anualmente, dez profissionais trans do Grupo são contemplados e apoiados no processo de retificação de prenome.
Isto é, pessoas que não se identificam com seu nome de registro, por não se reconhecer com o gênero, podem contar com o Comitê. Em parceria com o setor jurídico da companhia e a Netlex, o Grupo custeia a atualização, inclusão ou exclusão do primeiro ou segundo nome em seis documentos: Certidão de Protesto, Certidão de Nascimento, Registro Geral, CPF, Carteira de Trabalho e Carteira de Motorista.
"Sabemos que um mundo diverso é o cenário ideal para a realização de conquistas e entendemos a importância do tema. Não só por uma questão de reputação, mas sobretudo por uma questão de princípios: o respeito está em sintonia com tudo em que acreditamos e queremos que os colaboradores da MRV&CO reflitam a nossa sociedade e nossos clientes, sendo diversa e plural. Nosso Código de Conduta é claro ao evidenciar que a MRV&CO não tolera desrespeito, assédio ou casos de não aceitação da diversidade, que é tão característica de nossa sociedade. Dessa forma, nosso trabalho do Comitê de Diversidade consolida essa nossa política e abre portas para que seja ampliada", fala Eduardo Fischer, CEO da MRV&CO.