Destino turístico pernambucano, conhecido como Suíça Brasileira, recebeu jornalistas para apresentar seus atrativos gastronômicos e culturais. Cidade é um dos principais polos do São João em Pernambuco
Para apresentar os atrativos turísticos da cidade, que vão do turismo de aventura a uma das melhores gastronomias de Pernambuco, a Prefeitura de Gravatá promoveu, por meio da Secretaria de Turismo, Cultura, Esportes e Lazer, na sexta e sábado (9 e 10/6), uma viagem de familiarização ao destino com formadores de opinião. Durante dois dias, o grupo, formado por sete jornalistas, viveu um pouco da experiência cultural e rural oferecida no município.
O roteiro incluiu visitas ao tradicional Polo Moveleiro, um dos pontos turísticos obrigatórios da cidade, localizada no Agreste pernambucano; ao Memorial de Gravatá e também aos polos oficiais do São João, que estão em fase de montagem. Por falar em festa junina, no sábado, um dos destaques do passeio foi a ida ao Mercado Cultural, equipamento do município que, ao longo do ano, abriga shows com o melhor da cultural regional local sempre aos sábados. A vivência no mercado já é um dos produtos vendidos por agências do Recife.
“Ficamos muito felizes em organizar nosso primeiro fampress exclusivo a Gravatá. Temos muito o que apresentar e falar da nossa cidade, que tem uma beleza natural única, com áreas de brejo e também da caatinga. Gravatá oferece opções em turismo de aventura, turismo rural e também cultural e gastronômico. Aliás, somos a Suíça Brasileira, e tudo começou com o restaurante de fondue Taverna Suíça, que inaugurou a tradição dessa iguaria no interior pernambucano”, destaca o prefeito de Gravatá, Joselito Gomes.
No mês de junho, a cultura e gastronomia se misturam no Mercado Cultural de Gravatá, que vira um dos polos oficiais do Arraiá da Felicidade, como mais uma vez foi batizado o São João de Gravatá. Desde o último sábado, 9 de junho, e até o dia 25, o espaço receberá parte da programação oferecida pela prefeitura. Além do autêntico forró, o mercado conta com uma variedade de boxes servindo pratos da gastronomia regional e artesanato.
Além do forró no mercado, o sábado foi marcado por visita ao distrito de Mandacaru, que também está contemplado na programação oficial, dentro do polo São João da Gente. Lá, os participantes do fampress puderam degustar a legítima gastronomia regional no restaurante Casa de Mira. A viagem de familiarização contou com o apoio do Hotel Portal de Gravatá, Restaurante Charque da Dona Neuza, Cafeteria Doce Brownie, Barito Fondue, Rei das Coxinhas e Restaurante da Mira.