sexta-feira, 23 de junho de 2023

Grande queima do Buscapé acontece nesta sexta-feira (23) em Sairé



A queima do fogo de artifício atrai milhares de turistas para a cidade durante os festejos juninos, tornando o Festival do Buscapé como um dos eventos mais procurados em todo o estado de Pernambuco.

Artefato pirotécnico construído de forma artesanal, o processo de fabricação do buscapé pode durar cerca de 06 semanas e integra 28 etapas, desde o corte do bambu até a mistura de salitre e enxofre da pólvora colocada no interior do artefato. 

A tradição da queima do fogo de artifício é centenária, onde a história revela que tais festejos ocorrem em Sairé desde 1907, quando as famílias Gonçalves, Barbosa e Silvestre dedicaram-se à produção do referido artefato e deram origem ao Festival do Buscapé. 

Somente na sexta-feira (23) cerca de 80 dúzias do fogo de artifício serão acesas, iluminando a cidade e transformando as chamas em uma contagiante alegria. O espetáculo pirotécnico será iniciado às 22h, na Arena do Buscapé Zito Quirino. O local é protegido com telas, garantindo a segurança das pessoas que queiram assistir a queima do buscapé. 

No palco principal, a terceira noite do Festival do Buscapé contará com shows de Serginho Gomes, Forró da Vaqueirama e Bicho do Mato.