A poluição plástica é um problema global que afeta não apenas o meio ambiente como também as pessoas, especialmente aquelas de classes econômicas mais vulneráveis. Visando discutir os efeitos dos resíduos provocados pelos plásticos e as ações que o Governo de Pernambuco vem desenvolvendo para combater essa questão, a Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj) promove, nesta quarta-feira (21), o Seminário “Sociedade do Consumo e Poluição Por Plásticos: Consequências nas Comunidades Ribeirinhas e Litorâneas”.
O encontro durará todo o dia e inclui debates e rodas de conversa. Será dividido em quatro grandes eixos de debate: as consequências da poluição por plástico nas comunidades; as consequências da degradação dos ambientes aquáticos pela poluição por plástico; a relação entre poluição por plástico e soberania alimentar; e a relação da poluição por plástico nas comunidades que lidam com o turismo.
O Secretário Executivo de Meio Ambiente da Secretaria de Meio Ambiente, Sustentabilidade e Fernando de Noronha (Semas-PE), Walber Santana, vai trazer para o debate o posicionamento que a pasta vem tomando frente às questões relacionadas à poluição plástica.
“É uma discussão bastante oportuna por tratar de um tema que está sendo debatido inclusive pela ONU. Estamos na década da ciência oceânica para o desenvolvimento sustentável”, destaca o secretário executivo.
Um dos nossos projetos mais promissores da Semas-PE, neste sentido, é o Plano de Ação de Combate ao Lixo no Mar (Pacolmar). “Estamos pensando em diversos formatos, que vão desde a educação ambiental até o planejamento e utilização de instrumentos econômicos”, afirma Walber Santana
A Gerente de Áreas Costeiras da Semas-PE, Andrea Olinto, participará da roda de conversa “Plástico no Oceano: um sério problema”, marcada para às 13h30. O debate será centrado na problemática dos lixos nos oceanos e nas políticas adotadas pela Semas-PE para conter o avanço da poluição e reverter o prejuízo causado ao ecossistema marinho, como a implementação do Pacolmar e ações de limpeza no litoral sul promovidas pela secretaria.
De acordo com o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), a cada minuto, o equivalente a um caminhão de lixo de plástico é jogado em nosso oceano. O evento acontece no Campus Anísio Teixeira, em Apipucos, Zona Norte do Recife.
Imprensa Semas PE