segunda-feira, 19 de junho de 2023

Fim de semestre é tempo de repensar e programar novas estratégias para seu negócio


Dados divulgados recentemente pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontaram que o setor de serviços vive um momento de ascensão, isso porque só em 2022, o setor cresceu 8,3%, um número considerado recorde, principalmente após o período pandêmico que acertou em cheio os negócios deste ramo. Mas o que muitos empreendimentos ainda martelam é como alavancar resultados e muitas vezes só pensam em aplicar estratégias no funcionamento e preços e se esquecem de ir a fundo em outras questões como o posicionamento da marca. E o fim do primeiro semestre pode ser a época ideal para recalcular a rota e trazer o novo para o negócio. E isso pode começar com aplicação do branding da marca. 

A estrategista de marcas, Anamar Lima aponta que o branding é o diferencial que muitas marcas precisam para mudar como o mercado as vê. “Na era do excesso de informação e competição acirrada, o branding é a chave para destacar seu serviço em meio à multidão. Ele é o diferencial que faz as pessoas escolherem você, não apenas pelo que você faz, mas pela maneira como você faz e pelo que representa. Lapidar o seu branding pessoal te ajuda não só a construir uma imagem forte e consistente na mente das pessoas, como também criar conexões emocionais e, consequentemente, aumentar a lealdade e a confiança do cliente”, afirmou.

Mas como reconhecer que está na hora de repensar? Segundo Anamar existem alguns sinais como quando o empreendedor olha para a marca e percebe que ela não reflete mais quem ele é, quando os clientes que são atraídos não valorizam o serviço ofertado, não estão alinhados com seus valores, entre outros. “É hora de parar para pensar também quando você se sente mais uma entre tantas outras profissionais ou quando deseja mudar de nicho, serviços ou público. Em todos esses casos, um reposicionamento é essencial para direcionar suas estratégias de comunicação e marketing. Reconhecer esses sinais pode ser o primeiro passo pra iniciar uma transformação que vai te destacar no mercado”. 

E todo tempo é tempo de reiniciar o planejamento estratégico, como destaca a especialista. “O melhor momento para um reposicionamento depende muito mais do seu desejo por crescimento pessoal e profissional do que da época do ano em si. Além de trazer um novo impulso à sua marca pessoal, ele também a torna mais relevante e alinhada com seus objetivos atuais e futuros. Essa renovação pode atrair tanto novas oportunidades, como também clientes e parcerias que estejam alinhados com sua nova direção”, destacou.