Em comemoração ao Dia Mundial do Oceano e dentro da programação da Semana do Meio Ambiente de Pernambuco, a Secretaria estadual de Meio Ambiente, Sustentabilidade e Fernando de Noronha inaugurou nesta segunda-feira (5) a exposição "Mar do Conhecimento", instalada no museu do Parque Estadual de Dois Irmãos.
A mostra, que segue até o dia 11 de junho, revela detalhes e curiosidades da vida marinha, além de expor a estrutura de algumas espécies - como tubarões, tartarugas-marinhas, corais e peixe-leão. Entre as principais espécies de tubarões presentes na mostra, está o cabeça-chata (Carcharhinus leucas), o tigre (Galeocerdo cuvier) e o martelo (Sphyrna spp.).
Os visitantes também podem conhecer mais sobre os animais invasores: o Peixe-Leão e o Coral-Sol. Essas espécies já estão avançando pelo litoral pernambucano e são venenosas, nocivas à biodiversidade marinha e à vida humana.
As instituições de Conservação da Vida Marinha participantes são:
Projeto Megamar (Tubarões);
ONG Ecoassociados (Tartarugas Marinhas);
Projeto Prosa (Educação Ambiental Marinha);
Projeto Conservação Recifal (Bioinvasão do Coral-sol e Peixe-leão);
Projeto Peixe-boi Marinho (CMA/ICMBio).
De acordo com o professor doutor da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) e idealizador do projeto Megamar, Zeca Pacheco, a exposição ajuda a conscientizar sobre os cuidados com a megafauna marinha.
“O projeto Megamar está expondo todo o trabalho desenvolvido nos últimos anos com o acompanhamento do comportamento dos tubarões na nossa costa, que contribui com as ações do Cemit”, ressalta o professor.
Imprensa Zoo Dois Irmãos