Amor à primeira vista define a relação de Luciana Chaves com a Lumiar, quadrilha junina que existe há 29 anos e foi fundada no bairro do Pina, no Recife. A dançarina viu a primeira apresentação do grupo em 2015, no Sítio Trindade, e se apaixonou imediatamente pela dança.
Um ano depois, não tinha dúvidas - decidiu fazer parte da equipe. “Quando a Lumiar entrou naquele arraial, eu me apaixonei de uma forma surpreendente pela sua energia e força. Desde o início, eu sabia que ela seria minha quadrilha junina do coração, onde estou até hoje”, relembrou Luciana.
Ela, que é empresária do ramo de energia solar, tem encanto pela dança desde 2003, ano em que era integrante de uma quadrilha na cidade de Russas, do Ceará. Quando veio para Recife, foi a Lumiar que reavivou seu lado dançarino, e em 2016, já fazia parte da equipe com o tema “Quando as mulheres tinham rabo”. Mas foi uma época de muitos desafios.
“Foi meu primeiro ano numa quadrilha imensa. Eu não conhecia ninguém e estava parada há muitos anos, além do modo de dançar quadrilha de Pernambuco ser diferente do Ceará. Sofri para conseguir pegar as coreografias, cantar, dançar e interpretar. Foi bem desafiador, mas deu tudo certo e guardo recordações que vou levar para o resto da minha vida”, contou a dançarina.
E a paixão pela Lumiar fez Luciana se aperfeiçoar ainda mais. Além de dançarina da quadrilha, ela ainda faz jazz, balé clássico e pilates desde 2022. “Quis estudar e melhorar a minha técnica, elegância e coordenação motora para ter uma postura ainda mais elegante nos arraiás”, afirmou.
Em 2023, a Lumiar vem com o tema “`Á luz de Tieta”, que é inspirado na obra de Jorge Amado. O grupo já ganhou nesta temporada diversos prêmios, como o primeiro lugar no Festival de Quadrilhas Juninas da Globo Pernambuco e terceira posição no regional da emissora. A quadrilha também foi bicampeã em Catende e Maragogi e vice-campeã em Jaboatão dos Guararapes.
Agora, o foco é na apresentação nesta quinta (22) no Sítio Trindade, que pode render mais um título para a Lumiar. Outros concursos ainda esperam o grupo, que pode chegar até o Nordestão, no Piauí, onde eles conquistaram o segundo lugar em 2022.
“O espetáculo está muito alegre, colorido, tem uma energia incrível. Quem assiste Lumiar se encanta. Nós temos uma espécie de magia que arrebata o coração. Estamos em busca do Sítio Trindade, de outros concursos e principalmente do Nordestão, já que este ano pretendemos conseguir o primeiro lugar”, revelou Luciana.
Confira as apresentações futuras da Lumiar:
23 (sexta-feira) - Polo prefeitura / concurso de Olinda
24 (sábado) - Apresentação privada / Polo prefeitura
25- (domingo) - Final do Concurso de Quadrilhas Juninas de Moreno