terça-feira, 6 de junho de 2023

Cuidado com o açúcar!


É difícil encontrar quem não gosta de um doce, que sente falta daquele "docinho" após o almoço. Pois é! Quantas vezes você consome açúcar por semana?

Todo mundo fala do sal, da gordura, mas comer doce demais também aumenta o risco de ter problemas no coração e pior ainda se isso começar muito cedo. O consumo constante de açúcar em altas quantidades elevam as chances de obesidade, doenças cardíacas e diabetes.

Segundo o cardiologista Carlos Japhet, presidente da Sociedade Brasileira de Cardiologia - SBC/PE, o consumidor deve ficar atento, porque o "açúcar" vem disfarçado nos produtos com outros nomes, como: xarope de milho, açúcar invertido, glicose, dextrose, maltose e sacarose. 

Fique atento, pois o açúcar piora o metabolismo corporal, reduz o colesterol HDL (bom) e aumenta o colesterol LDL (ruim). Além disso, favorece a transformação do colesterol LDL em uma forma muito mais perigosa (colesterol oxidado), que aumenta significativamente os riscos de danos cardiovasculares.

Controlar a inflamação e equilibrar os níveis de açúcar no sangue do seu corpo são essenciais para manter a saúde cardiovascular, hepática, e mental.