segunda-feira, 5 de junho de 2023

Como organizar os estudos para os vestibulares


A partir de junho, já começam a surgir provas de vestibulares para os estudantes que querem ingressar na universidade. O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) está marcado para os dias 5 e 12 de novembro, ou seja, um semestre para o início da maratona, sem falar nas fases do Sistema Seriado de Avaliação (SSA) que começam no primeiro ano.

Para organizar os estudos, o coordenador do Ensino Médio do Colégio Salesiano Recife, Caike Andrade, lembra que é um ano atípico e que merece uma atenção especial. “Costumo sempre dizer aos meus alunos: ‘é o último ano’, pois isso é necessário um empenho maior. No geral, o aluno precisa dedicar quatro horas do seu dia para os estudos, sem contar os horários da escola”, sugere. Caso o estudante queira cursar medicina, por ser um curso mais concorrido, ele orienta que o ideal é 6 horas ou mais de estudo.

Pensando no cronograma semanal, Caike destaca a importância de distribuir as disciplinas de forma adequada. “Separar duas ou três disciplinas por dia e lembrar de priorizar as de maior peso como matemática, redação e outras da área do curso que ele desejar”, indica o coordenador do Colégio Salesiano Recife.

Quando o assunto é redação, a atenção é especial, já que geralmente tem um peso maior e segue sendo o foco de melhoria de muitos alunos para alcançar a aprovação. “Produzir uma redação por semana, buscar ler sobre temas atuais e relevantes e levar esses assuntos para debates com seus familiares, amigos ou profissionais do ramo são pontos chaves para evoluir na escrita e nos argumentos utilizados nas provas”, afirma Caike. Ele também indica a produção de redações de provas anteriores.

Além disso, o coordenador afirma ser fundamental os estudantes, que ainda não estão no último ano escolar, realizarem as provas do Enem como experiência antes do ano definitivo. “O SSA acaba sendo uma porta de entrada um pouco mais leve, pois o conteúdo é mais resumido e o processo é gradativo, começando desde a 1ª série do ensino médio, o que acaba preparando o estudante para as provas do último ano”.

Por fim, ter bons momentos livres faz parte da preparação para os vestibulares. “O lazer é importantíssimo para que conexões cerebrais sejam criadas, fortalecendo a criatividade e estimulando outras habilidades, além de ajudar no relaxamento e na produtividade do estudante”, finaliza.