Com o intuito de estimular a aprendizagem por meio de projetos que envolvem robótica e computação, cerca de 600 estudantes de universidades e escolas públicas e privadas de Belo Jardim, Sanharó e Tacaimbó participaram, na última quarta-feira (7), do 1º Campeonato de Robótica de Belo Jardim, o BJ Bots Cup, promovido pelo Instituto Conceição Moura em parceria com a Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). O mutirão de atividades, que aconteceu no ginásio do Instituto Federal de Pernambuco/Belo Jardim, nasceu do projeto intitulado "Capacitação em Robótica Baseada no Desenvolvimento de Projetos", aprovado no Programa de Extensão Tecnológica (PET) da Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco (FACEPE), que é vinculada à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti/PE).
O Diretor de Políticas de CT&I e Competitividade da Secti, César Andrade, exalta a importância da educação e da ciência para transformar realidades. “Entre outros aspectos, o PET tem sido um importante alicerce na difusão da ciência, tecnologia e inovação, contribuindo para mudanças na estrutura produtiva e social do estado de Pernambuco. Com ações como esta, estudantes deixam de ser meros usuários de tecnologia e se tornam protagonistas da robótica mundial”, pontuou o gestor.
"Esse projeto foi aprovado na segunda rodada do PET, e a primeira etapa do projeto foi uma capacitação em robótica. Durante as aulas, os alunos desenvolveram habilidades em eletrônica, programação e algumas ferramentas como de corte, impressoras 3D e outras. Eles aprenderam a utilizar essas ferramentas para desenvolver um projeto de final de curso. Ao final, os alunos com maiores pontuações desenvolveram máquinas para concorrer nessa competição”, explicou o coordenador do projeto, André Barbosa.
Seguindo os moldes do Torneio Juvenil de Robótica, 15 equipes concorreram em três modalidades (“Cabo de Guerra”, “Sumô” e “Resgate ao Plano”). Cerca de 75 jovens construíram seus próprios robôs para participar do campeonato.