Cores, forró no pé, comidas das melhores e momentos únicos entre parentes e amigos: a atmosfera do Recife não poderia ser outra nesse mês de junho. O São João já está na rua e chegou a hora de ele se esparramar por diversos bairros. Preparado pela Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Cultura e da Fundação de Cultura Cidade do Recife, o ciclo junino começou no último dia 11 e segue até o dia 30, celebrando as mais autênticas tradições culturais nordestinas, em 14 arraiais, ao todo.
Além do Sítio Trindade e do Arraial Novo da Rio Branco, onde o passeio na roça começou faz tempo e seguirá até o fim do mês, com programação todo santo dia, os festejos preparados pela Prefeitura do Recife tiraram vários bairros para dançar neste fim de semana. A festa começou ontem e segue animada na noite de hoje, na Lagoa do Araçá, Barro, Totó, Campo Grande e Cordeiro, que, juntos, receberão mais de 30 atrações, escolhidas com a ajuda das próprias comunidades, como: Larissa Lisboa, Boi de Mainha, além das quadrilhas juninas Evolução, Zé Matuto, entre muitos outros.
No Parque das Graças, também tem mais festa hoje, para celebrar São João e convidar a vizinhança a estreitar relações. Embalarão o arraial, confraternizando todas as faixas etárias de públicos juninos, atrações como: os Doutores da Alegria e a Fada Magrinha, Muniz do Arrasta-pé e o Trio Flor de Lis.
Na noite de ontem, o forró espalhou cores e acordes pela cidade inteira. De cara, já teve campeão abrindo a programação do dia na Lagoa do Araçá, com a apresentação da quadrilha junina Lumiar, do bairro do Pina, que venceu o 37º Concurso de Quadrilhas Juninas Adultas, desfilando o tema “A Luz de Tieta”, celebrando a obra de Jorge Amado. Foi a sétima vez que a Lumiar venceu o concurso realizado pela Prefeitura do Recife.
A pequena Manuella Almeida, nove anos, devidamente trajada de xadrez e dançante, brincou o São João de boa, na Lagoa, acompanhada da mãe, Edite, 43. "Moro aqui pela região e esse é só um dos motivos que fizeram eu escolher vir hoje passar a noite aqui. Gostei da programação. Trouxe a pequena também, minha filha, porque ela é louca por São João, e é daquelas que aperreia para aproveitar mesmo", contou, antes de passar a palavra para a Manuella, que revelou sonhos. "Eu não gosto de São João não, eu adoro! Gosto de ficar perto do palco. Quero crescer e ser cantora, porque gosto muito dessas músicas, do forró nessa época".
Numa festa feita pensando no povo, coube ao próprio público escolher parte do que queriam assistir nos palcos. Assim, a Prefeitura do Recife, por meio do portal de serviços Conecta, desenvolveu uma votação popular. Ao fim, após apuração de milhares de votos, 30 artistas foram escolhidos e distribuídos pelos palcos juninos Recife afora. Haverá, até o fim dos festejos, atrações como o Coco na Pisada do Mestre, Dudu do Acordeon, Trio Geração Nordestina, Cavalo Marinho Boi Matuto, Larissa Lisboa, Boi de Mainha, além das quadrilhas juninas Evolução, Zé Matuto e Bacamarte, entre muitos outros.
Valdécio dos Santos, 48 anos, acompanhado da esposa e duas filhas, valorizou a proposta da Prefeitura do Recife de permitir que a população pudesse opinar nas atrações. "Soube disso da votação que a população participou. Isso foi muito legal. Gosto dessa iniciativa de trazer artistas identificados com o nosso local. Quadrilhas muito boas, o clima é outro."
Empenhada em iniciar a filha no balancê, Bianca de Souza, 25 anos, foi conferir a festa no polo de Campo Grande e aproveitou para abastecer o celular de fotos da pequena Lua Vitória, de oito meses. "Quero que ela já vá se entrosando com o clima, e ela já está gostando. Gosto dessa ideia de trazer artistas legais para os nossos bairros, porque se transforma numa boa programação para a gente. Espero que sigam fazendo isso nas próximas edições."
Para conferir todas as atrações e não perder nenhuma oportunidade de arrastar pé, basta acessar o portal de serviços Conecta Recife (https://conectarecife.recife.pe.gov.br) e seguir o Instagram @saojoaodorecife, que tem festa para todo santo, todo gosto e por toda a capital.
Imprensa Recife