sexta-feira, 30 de junho de 2023

Caruaru recebe projeto “Viva Gonzagão”


Com a finalidade de vivenciar a obra do Rei do Baião, Luiz Gonzaga, em seus mais variados aspectos culturais e aproximar os estudantes da Rede Municipal de Ensino do trabalho do artista, a Prefeitura de Caruaru, por meio da Fundação de Cultura (FCC) e Secretaria de Educação e Esportes (Seduc), recebeu, por meio do Ministério da Cultura (Minc) e parceiros, durante este mês de junho, o projeto “Viva Gonzagão”.

A obra do Rei Luiz Gonzaga foi mostrada através de oficinas culturais em seis encontros lúdicos e demonstrativos. Foram realizadas oficinas de Teatro, Música, Dança, Cordel, Artes figurativas (barro) e Artes plásticas. “Os oficineiros são retratos reais desse movimento histórico que fortalece a capacidade de aprendizado em encontros pedagógicos de puro aprendizado entre os professores e os alunos envolvidos”, disse a gerente de Artes da Seduc, Adriana Sales.

Nesta primeira edição, foram contemplados os estudantes de seis escolas municipais, sendo três da área urbana e três do campo. Foram elas: EM Irmã Ceciliana Gross, EM Manoel Félix, EM Rubem de Lima Barros, EM Tabosa de Almeida, EM Nossa Senhora de Fátima e EM Maria Félix. As oficinas foram realizadas na Casa da Mulher Artesã, no Alto do Moura. 

“Foi um projeto lindo. Não só pela temática, mas por oportunizar os nossos alunos a conhecer a história de Luiz Gonzaga, em oficinas diversas, facilitando o entendimento deles. Além disso, levar os nossos estudantes para vivenciar tudo isso no Alto do Moura, que nem todos tinham a oportunidade de conhecer”, comentou a secretária de Educação e Esportes de Caruaru, Aline Tibúrcio.

Entre os artistas participantes: a atriz e contadora de histórias, Valéria Saboia; a artista plástica Daniele Guerreiro; o poeta Hérlon Cavalcanti; o maestro Mozart Vieira; Jailton e Rose do Grupo Flor e Barro; e Socorro Rodrigues, Nicinha Otilia e 
Margō do grupo Mulheres de Argila do Alto do Moura.