quarta-feira, 28 de junho de 2023

Alunos do Senac Recife são selecionados para participar de evento nacional de inovação


Um time de seis alunos do Mediotec Senac Recife vai representar Pernambuco em um evento nacional de inovação. Eles foram classificados para o demoday do Innovation Camp, um encontro imersivo que será realizado de forma online nesta quarta-feira (28). O evento é promovido pela ONG Junior Achievement em parceria com a Dell Technologies.

O projeto desenvolvido pelos estudantes do Mediotec Senac consiste em um aplicativo de inclusão para portadores de dislexia. É o Dysbook, que pretende reunir em um só lugar livros, jogos, videoaulas, mapas mentais e atendimento profissional online para pessoas com o distúrbio de aprendizagem. A ideia do app é prender a atenção do usuário e auxiliar nas atividades escolares.

"Notamos que algumas pessoas têm dificuldade em aprendizagem. No entanto, boa parte dessa dificuldade não vem da má vontade, mas sim de um transtorno genético que se caracteriza pela dificuldade de ler e compreender as palavras", explica Victória Melo, uma das seis integrantes da equipe finalista. Todos eles estudam Logística no Mediotec Senac.

Para a professora Vanessa Rodrigues, é uma satisfação enorme ver os alunos na final de um evento tão importante. "Fiquei muito feliz pelo trabalho desenvolvido por eles e mais entusiasmada para a etapa nacional. O protótipo está bem estruturado e os membros da equipe estão coerentes na proposta apresentada", afirma Vanessa, que orientou o time em conjunto com o professor Bartolomeu Maia.

Para chegar à final do demoday do Innovation Camp, os alunos precisaram passar por duas etapas. A primeira foi realizada no próprio Senac Recife, onde foram divididas as equipes e apresentados os protótipos. Já a segunda etapa, a estadual, foi toda online e realizada no último dia 13 de junho. Para a grande final nacional, o time classificado irá apresentar a ideia para uma banca formada por jurados da Dell e por especialistas de mercado.

A solução vencedora será definida a partir de critérios pré-estabelecidos, como adequação à temática, diferencial competitivo, engajamento com o projeto e inovação. Os ganhadores levarão para casa tablets (primeira colocação) e vouchers de compra (segunda e terceira colocações). O evento terá transmissão ao vivo pelo YouTube a partir das 16h desta quarta-feira (28).

"Estamos muito felizes em saber que nossa ideia foi alvo de muitos elogios. Sabemos do nosso esforço, sabemos que somos capazes de tudo. Estamos ansiosos para o nacional e queremos que vejam nosso projeto como algo realmente sério, pois esse aplicativo pode ajudar muitos estudantes que não são bem vistos pela sociedade", completa Victória. Além dela, fazem parte da equipe finalista Maria Isabela, Laís Brasil, Sarah Rebeca, Larissa Caraciola e Pedro Kawan.

O tema deste ano do Innovation Camp é "Como trabalhar a diversidade e o sentimento de pertencimento de grupos representativos nas organizações?". Com duração de oito horas, o objetivo do evento é que estudantes, entre 15 e 18 anos, organizados em equipes, possam encontrar soluções inovadoras para um desafio específico voltado para o mundo dos negócios. Durante o encontro, os alunos terão palestras sobre empreendedorismo, tecnologia, design thinking e aprenderão a resolver problemas específicos em grupo.

*ENSINO* - O Mediotec é uma formação oferecida pelo Senac que une o Ensino Médio ao Técnico. O modelo fornece a grade curricular dos últimos três anos escolares com o acréscimo de uma formação técnica em Informática ou em Logística. A formação está disponível nas unidades de Recife, Paulista, Caruaru e Petrolina, com carga horária total de 3.200h como componente obrigatório. Já é possível fazer um cadastro de interesse para quem deseja se matricular em um dos cursos em 2024. Basta acessar o link https://www6.pe.senac.br/evento/inscricao/lead/mediotec/ , escolher a cidade e preencher o formulário. Mais detalhes sobre o Mediotec no site https://www.pe.senac.br/mediotec/ .