Não poderia faltar a Mata do Passarinho na Semana Mundial do Meio Ambiente em Olinda. E, nesta quarta-feira (07.06), 88 crianças da Escola Municipal Maria José dos Prazeres, do bairro de Caixa D’Água, tiveram uma aula-passeio na reserva, com direito à palestra sobre a importância do descarte e reciclagem, além de uma trilha guiada.
“É tudo muito lindo aqui, estou gostando de tudo, quero vir mais vezes”, disse Ester Micaela, de 11 anos, aluna do quinto ano, que visitava o espaço pela primeira vez.
A diretora da escola, Alania Caldas, explicou que essas visitas fazem parte do calendário da unidade. “É uma extensão da sala de aula. Eles veem na prática o que aprendem em sala de aula. Além disso, como são crianças aqui da comunidade, eles têm uma ótima experiência no lugar onde moram”, pontuou. A mesma ação também foi replicada na Base Rural.
O secretário executivo de Meio Ambiente de Olinda, Rodrigo Cardoso, explicou que as visitas de estudantes fazem parte do dia a dia da Mata do Passarinho e ela está aberta para escolas tanto da Rede Municipal quanto Estadual e particulares. O atendimento é por demanda espontânea, de segunda a sábado, das 8h às 13h.
Na reserva os estudantes aprendem um pouco sobre a importância dos ecossistemas, como preservar do meio ambiente e conhecem o local através de uma trilha guiada. No próximo sábado (10), no encerramento da Semana do Meio Ambiente, haverá uma manhã educativa e de lazer com brinquedos para a criançada.
A Mata do Passarinho é uma Reserva de Floresta Urbana de 13,6 hectares, reserva de Mata Atlântica, onde existem cerca de 30 espécies de animais e 20 de árvores.
Imprensa Olinda