Líder da oposição na Câmara do Recife, o vereador Alcides Cardoso (PSDB) fiscalizou, nesta terça-feira (13), a obra da Unidade de Pronto Atendimento Especialidades do bairro da Mustardinha, na Zona Oeste da cidade, e cobrou a entrega do equipamento, uma das principais promessas de campanha do prefeito João Campos (PSB) e que deveria ter sido entregue no final de 2021. Com o atraso na sua conclusão, a obra acabou se tornando alvo do Ministério Público de Contas de Pernambuco (MPCO).
“A obra da UPAE da Mustadinha não saiu do zero porque aproveita a estrutura do prédio do antigo Sesi, que deveria ser reformado, transformado na unidade de saúde e entregue para atender os moradores daqui da Mustardinha e dos bairros vizinhos. Apesar disso, a obra vem se arrastando e entrou na metade do terceiro ano de mandato do prefeito João Campos sem previsão de conclusão após duas promessas de entrega não cumpridas pelo prefeito, sendo a última a de que seria entregue em 2022. O que chamou a atenção do MPCO, que solicitou informações à Prefeitura do Recife”, disse Alcides Cardoso.
No dia 22 de julho de 2021, João Campos garantiu que a UPAE da Mustardinha seria entregue até o final daquele ano. A segunda e última promessa do prefeito foi feita no lançamento do novo modelo de gestão da rede municipal de saúde, o Recife Cuida, no dia 9 de agosto de 2022, e jogou a data da entrega do equipamento para aquele mesmo ano.
No pedido de informação do MPCO à prefeitura sobre a UPAE da Mustardinha, realizado por meio da 2ª Procuradoria de Contas, que tem como titular a procuradora Maria Nilda Silva, foram solicitadas “justificativas concretas que impeçam o seu funcionamento”, conforme informou o órgão fiscalizador no site do Tribunal de Contas de Pernambuco (TCE-PE). Na última sexta-feira (9), Alcides Cardoso se reuniu com a procuradora Maria Nilda Silva e o procurador-geral do MPCO, Gustavo Massa para informá-los sobre o trabalho de acompanhamento dessa obra que vem sendo realizado pelo Fiscaliza Recife, plataforma do mandato do parlamentar e que tem o objetivo de monitorar as principais promessas de campanha de João Campos.
“O que nos causa ainda mais estranheza de não ter a UPAE da Mustardinha inaugurada e atendendo os recifenses é que a seleção para a gestão da unidade foi realizada e finalizada no meio de 2021, tendo como vencedora a OS Imip Hospitalar. Portanto, irei protocolar um pedido de informação na Câmara para buscar respostas da gestão municipal”, disse o vereador.
UPAE de Casa Amarela
Em outra frente, o líder da oposição cobrou a construção da UPAE de Casa Amarela, promessa de campanha que foi feita por João Campos junto com a da Mustardinha no dia 26 de novembro de 2020. No lançamento do Recife Cuida, em agosto do ano passado, o prefeito prometeu que a obra da UPAE da Casa Amarela seria iniciada ainda em 2023. Antes, em outubro de 2021, o socialista assinou a execução de uma operação de crédito com a Caixa Econômica Federal no valor de R$ 100 milhões, que tem como uma das obras contempladas a unidade de saúde de Casa Amarela. O tucano também irá protocolar um pedido de informação sobre essa obra.
“Até agora não sabemos nem se já há um terreno onde será construída a UPAE de Casa Amarela apesar da garantia do dinheiro para fazer a obra, que ainda nem começou. Vamos seguir fiscalizando e cobrando a entrega das UPAs Especialidades da Mustardinha e de Casa Amarela para melhorar o atendimento dos recifenses”, finalizou Alcides Cardoso.