Seu Enoque estava numa alegria só! Hoje (16) o jardineiro do Hospital Miguel Arraes (HMA/FGH) recebeu a visita de vários funcionários que foram participar da ação da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA/HMA) para entrega e plantio de sementes na horta do hospital, em comemoração ao Mês do Meio Ambiente.
A Horta do HMA ocupa hoje uma área de 760m². Há um ano e meio ela começou a ser cultivada num espaço de 30m², na área externa do estacionamento superior, com a colaboração de funcionários, pacientes e acompanhantes, que doaram sementes e mudas de plantas. Atualmente, a área é ocupada com ervas, hortaliças, legumes, frutas e verduras, que são utilizadas para o preparo das refeições servidas na unidade.
A coordenadora de Nutrição, Nailma Araújo, destaca, inclusive, a importância dos chás feitos a partir das plantas medicinais colhidas na horta, a exemplo do capim santo e da erva cidreira: “a dieta líquida de prova para pacientes cirúrgicos consiste em água, água de coco e chá, cujas ervas são trazidas direto da nossa horta. É uma forma natural de tratar nosso paciente, porque evitamos produtos industrializados e, também, acabamos reduzindo custos para o hospital”, explica.
A ação de hoje é parte do Programa Equilíbrio, da FGH, que possui, como um dos seus eixos norteadores, o meio ambiente, com o objetivo de reduzir impactos ambientais e fortalecer o desenvolvimento social. A ideia da horta surgiu seguindo essa ideia, a partir do reaproveitamento do material orgânico que segue diariamente para a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) do hospital, quando foi identificada a produção de um adubo que serve como um bom substrato para plantas. Esse material é tratado e espalhado pela área plantada.
As doações de sementes e mudas continuam. Podem ser feitas por qualquer pessoa diretamente ao jardineiro, Enoque de Souza, na horta, ou entregues na recepção do prédio administrativo do hospital.
Com informações da jornalista Iana Gouveia