Entramos no mês de junho e junto com ele chegaram as festas juninas que ocorrem no Brasil, principalmente no Nordeste. Nesta grande celebração que acontece ao longo de um mês inteiro, os looks de São João sempre são buscados e estão em alta, marcados pelas estampas xadrez ou que remetem à festa caipira. Mas, por serem estampas tão marcantes, tem uma economia circular crescendo junto com a época.
Fato é que a temporada junina é marcada com muita fogueira, chapéu de palha, xadrez e comidas típicas do arraiá. A vestimenta tradicional para os homens é o matuto, camisa quadriculada, calça remendada com panos coloridos, assim como chapéu de palha. Por outro lado, para as mulheres, o vestido colorido de xadrez ou chita é ornamentado com muitas fitas, flores e trancinhas.
Mas, pra quem não gosta da mesmice, não é preciso investir nos looks caipiras para fazer bonito em algumas das maiores e mais famosas festas de São João do Brasil, como as de Caruaru, Campina Grande e várias outras.
“É claro que tem como acertar no xadrez, mas também vemos outras roupas virarem tendência nessa época do ano como os looks transparentes, os metalizados, roupas em couro, além de muito all black, fugindo totalmente do quadriculado”, ressalta Paulo Medeiros, professor de Moda do Centro Universitário UniFBV Wyden.
Xadrez
A camisa xadrez é um clássico, mas as marcas têm apostado em modelos com calças, saias e casacos, e também em versões coloridas.
Metalizado
Looks com estampas metalizadas e com recortes são uma das apostas para o São João. Além do estilo, é uma proposta que remete à modernidade.
All black
Assim como em diversas épocas festivas, no São João, o uso de looks all black é sempre uma opção certeira. O toque junino pode ficar para os acessórios, incrementando com lenços, por exemplo.
Bota
A oportunidade perfeita para arrasar na escolha para o São João é o uso das botas estilo cowboy. Com vestido ou saia, calça jeans e outras peças, o calçado traz um toque “típico” ao período junino, e também pode ser usado ao longo do ano inteiro.
Os looks juninos são variados, e dependendo do estilo pessoal de cada um, pode conter do xadrez aos brilhos. Além das tendências nos estilos de roupa para a época, também está em alta muita economia circular. Dentro desse contexto, o preço vantajoso é a razão mais evidente para esse crescimento, mas, nesta época de roupas típicas, vestidos rodados e todos enfeitados, principalmente para as crianças, é raro essa peça caber nelas de um ano para o outro.
Com isso, a ideia-chave é a economia circular. Para incentivar os desapegos e movimentar a economia, surgem os brechós e bazares. Quando uma peça de roupa é vendida ou doada para um brechó, ela ganha um novo valor. Algo que já não serve mais para uma pessoa pode ser importante para outra, além da possibilidade do comprador adquirir produtos de qualidade a um preço bem menor que o varejo.