A SumUp, empresa global de tecnologia e soluções financeiras, realizou uma pesquisa com microempreendedores e autônomos da sua base de clientes e identificou que 92% deles acreditam que a tecnologia é fundamental para o futuro de seus negócios. O relatório foi elaborado a partir de 498 entrevistas com empreendedores de todas as regiões brasileiras entre os dias 6 e 17 de abril.
Dentre os segmentos entrevistados, os microempreendedores que atuam em Oficinas Mecânicas são os que mais concordam – totalmente ou parcialmente – que a tecnologia será uma aliada de suas empresas no futuro. Desses, 97% entendem que soluções tecnológicas podem aprimorar seus negócios.
Outro recorte interessante do estudo é sobre como os empreendedores implementariam novas tecnologias no dia a dia. Entre os entrevistados que acreditam que elas sejam aliadas nos negócios, 50% realizariam as mudanças tecnológicas sem ajuda de terceiros, enquanto a outra metade procuraria a assessoria de especialistas para os auxiliar.
A maneira como os empreendedores desejam implementar novas soluções em seus negócios tem variações consideráveis de acordo com o faturamento dos estabelecimentos. A maioria dos empreendedores que ganham até um salário mínimo, 61%, dizem que fariam tudo sozinhos. Já os negócios com receita maior que dez salários mínimos, 61% afirmaram que preferem procurar ajuda para esse tipo de investimento.
“Esse dado mostra que uma parte considerável dos empreendedores brasileiros querem aumentar seu faturamento com a ajuda da tecnologia, mas não tem capital para investir. Mas para não ficarem atrás da concorrência, eles buscam maneiras menos sofisticadas para implementar as novidades que surgem no mercado”, diz Ana Ferrari Pavoni, diretora de Produto da SumUp.
“É fundamental ressaltar que esse cenário, mostrado pela pesquisa exclusiva da SumUp, retrata bem o espírito resiliente e criativo do micro e pequeno empreendedor brasileiro que, mesmo com poucos recursos, encontra maneiras de se manter atualizado”, complementa.
Tecnologias já utilizadas
Quando questionados sobre as soluções já utilizadas em seus negócios, os empreendedores apontaram as redes sociais e os diferentes meios de pagamento como as soluções mais usadas, com índices de 67% e 59%, respectivamente.
Em contrapartida, tecnologias muito comentadas atualmente, como a inteligência artificial e o metaverso, ainda não são empregadas nos negócios da base da pirâmide. Apenas 6% e 2% dos entrevistados, respectivamente, dizem usar essas inovações.
“Fala-se muito sobre IA e metaverso. Contudo, esses temas estão muito distantes do cotidiano dos microempreendedores e autônomos brasileiros, que preferem tecnologias mais acessíveis e são usadas pela maioria das pessoas”, comenta a executiva.
Analisando as atividades econômicas, vemos que 79% dos negócios de Estética e Beleza e 78% dos empreendedores do ramo de Vestuário utilizam as redes sociais no dia a dia. Esses segmentos, em sua maioria, também citaram que oferecem diferentes métodos de pagamentos para os clientes, com índices de 64% e 57%, respectivamente. Ao mesmo tempo, 50% dos entrevistados do setor de Vestuário citam usar soluções em e-commerce.
O setor de Venda de Cosméticos chama a atenção pela alta oferta de diferentes meios de pagamento, indicada em 65% das respostas. Já no segmento de Alimentação, 37% dos empreendedores apontam o uso de soluções de gestão.
Tecnologias futuras
A pesquisa exclusiva da SumUp fez também algumas perguntas sobre quais tecnologias os micro e pequenos empreendedores acreditam serem as principais e mais indicadas para os ajudarem nos negócios em 2023.
No caso, 26% dos entrevistados afirmaram que o uso das redes sociais é o que mais pode maximizar suas vendas em 2023. Na sequência, foram indicadas soluções para venda na internet (20%) e a oferta de diferentes meios de pagamento (18%).
Analisando também os diferentes setores de atuação, empreendedores do ramo de Vestuário enxergam nas soluções para e-commerce a melhor maneira de potencializar seus negócios em 2023. Já no setor de Alimentação e de Estética e Beleza, 27% e 28% dos entrevistados, respectivamente, acreditam no uso de redes sociais como a principal tecnologia para impulsionar as vendas neste ano.
Confira a pesquisa na íntegra clicando neste link.