terça-feira, 27 de junho de 2023

67 entregadores do iFood se formam em curso de Desenvolvimento Back-End por meio do Potência Tech

 

A última terça-feira, 20/06, foi uma data especial para 67 entregadores e entregadoras de delivery, que se formaram no curso de Desenvolvimento Back-End, ministrado pela Cubos Academy por meio do Potência Tech, programa financiado pelo iFood, empresa brasileira de tecnologia.

O programa Potência Tech oferece bolsas de estudo em instituições parceiras, além de uma plataforma online com trilhas educacionais gratuitas, com foco na empregabilidade de grupos sub-representados no mercado de tecnologia, como mulheres, pessoas negras, indígenas e LGBTQIAPN+.

Esta foi a primeira turma exclusiva para entregadores e entregadoras no curso de Back-End na Cubos Academy, realizado de agosto de 2022 a maio de 2023. Foram 540 horas de aulas em programação, sendo 50% de atividades e desafios práticos, além de dicas de soft skills e mentorias com especialistas do iFood. 12% dos estudantes conseguiram emprego em tech antes mesmo do término do curso.

“O Potência Tech foi um programa que nasceu a partir da identificação de um apagão tecnológico no Brasil e da necessidade cada vez maior de mão de obra qualificada para conseguir suprir as demandas do futuro. Por outro lado, também reconhecemos que os entregadores e entregadoras que atuam para o iFood têm sonhos e anseios, e querem entrar para esse mundo da tecnologia, mas não tinham oportunidades. Então estamos unindo a necessidade do mercado com o aprendizado para que essas pessoas possam acessar esses postos de trabalho”, comenta Luana Ozemela, VP de Impacto Social do iFood.

A executiva também fez questão de destacar a presença feminina no programa. “Neste período, as mulheres tiveram o desafio de cuidar de suas famílias, continuar trabalhando com as entregas e ainda se dedicar a um curso de programação. Agora elas vão apoiar não apenas seus entes mais próximos, mas suas comunidades”, completa Luana.

Entre essas mulheres, está Amanda Aguiar Silva: “O curso me apresentou uma visão nova do futuro. Possibilidades que antes eu não visualizava e agora eu sei que existem. Isso vai impactar não só a mim, mas as pessoas que me cercam. Vou poder transmitir a elas tudo isso que aprendi, que foi não só a parte técnica, mas também encarar os desafios, o autoconhecimento, o trabalho em equipe e como isso vai mudar toda minha vida daqui pra frente. Como mulher, tive poucas referências de identificação. Sentimos carência de ver mais mulheres pretas na área de tecnologia. E espero que daqui em diante eu me torne uma referência, porque foi difícil, mas consegui chegar até aqui”, comemora a entregadora.

Durante a cerimônia de formatura, que ocorreu na sede do iFood em Osasco, SP, os participantes tiveram a oportunidade de bater um papo com especialistas do iFood. Entre eles, estava Rogério Fidencio, ex entregador que passou pelo Potência Tech e hoje atua como engenheiro de software na empresa. Rogério falou sobre a importância de ter flexibilidade para aproveitar as oportunidades no mercado de tecnologia e ter um olhar especial para quem será impactado pelos produtos criados.

Além dele, Viviane Mizuno, head de Produto na área de Logística, falou sobre a empatia e boa comunicação para se entender a fundo como funciona o todo de uma solução, para que a atuação dentro de squads multidisciplinares possa chegar a criação de um produto melhor. Já Bruno Santos, tech recruiter da empresa, deu dicas para os formandos se prepararem para entrevistas, enfatizando que não basta demonstrar conhecimento técnico em engenharia, mas também sobre a cultura da companhia desejada.

Entre os formandos, também estava Maique Almeida de Silva, que já está em transição de carreira: “Atualmente, estou atuando na área de cibersegurança e agradeço muito ao curso que fiz com a Cubos. As aulas de soft skills foram muito importantes para eu conseguir essa oportunidade, porque na entrevista consegui colocar em prática tudo que aprendi e expor tudo que eu gostaria. As bolsas oferecidas pelo iFood são uma oportunidade incrível e agora estou incentivando outros colegas a participarem desse curso porque a educação é algo que muda a vida das pessoas e os entregadores têm poucas chances como essa”, afirma.

“Graças a parceria da Cubos com o iFood, conseguimos dar oportunidades para as pessoas que mais precisam. Especialmente nessa turma de entregadores, vimos pessoas com muita resiliência e muita vontade de aprender. Pessoas que mesmo com a obrigação de ter que trabalhar todos os dias para ter renda e colocar comida em casa, conseguiram se dedicar ao curso, fazer trabalhos muito bons. Tenho certeza que formamos excelentes profissionais e isso não seria possível se não fosse pela parceria com o iFood, então esse programa tem uma importância gigantesca”, comenta José Messias Junior, presidente e fundador da Cubos Academy.

Ao final do evento, os formandos ainda foram surpreendidos com 10 bolsas integrais para cursos superiores na Faculdade das Américas (FAM) e 10 cursos de inglês, que serão disponibilizados por ordem de inscrição, além de mentorias com Diego Barreto, VP de Finanças e Estratégia do iFood, e Osvaneo Ferreira, Diretor de Engenharia do iFood.

“Aqui no iFood temos um lema que é ‘a gente chega junto para nossos entregadores e entregadoras chegarem mais longe’. Então o Potência Tech é muito importante porque acaba sendo uma janela para o futuro. Hoje em dia vivemos em um mundo muito complexo, com a tecnologia evoluindo o tempo inteiro. Oferecer o letramento digital e especialização por meio do programa é essencial para termos um amanhã mais próspero e para que as pessoas possam sonhar com outras carreiras e outros lugares”, diz Sylmara Ramon, gerente de Inovação Educacional do iFood.

Novas bolsas

Conduzido pelo iFood, o Potência Tech já ofereceu 30 mil bolsas de estudo desde seu lançamento, em 2021, e conta com cerca de 2 mil pessoas empregadas. Até o início de 2024, as bolsas devem somar R$ 12 milhões de investimento.

“O Potência Tech é uma grande aposta do iFood para chegarmos a um país mais próspero, por meio da educação e da tecnologia, para fazermos o Brasil do futuro virar o Brasil do presente. Temos o compromisso público de formar e empregar 25 mil pessoas de públicos sub-representados e de baixa renda em tecnologia, até 2025”, afirma Gustavo Vitti, VP de pessoas e sustentabilidade do iFood.

Na próxima semana, o Potência Tech abrirá novas bolsas integrais, 100% gratuitas, voltadas à comunidade:

Em parceria com a ADA Tech, serão disponibilizadas 50 mil bolsas para cursos digitais com conteúdos introdutórios sobre programação. Os alunos que concluírem 80% desse conteúdo e quiserem se aprofundar na carreira de Front-End, poderão se inscrever para 1.500 vagas (distribuídas por ciclos, em 3 semestres) para formação de seis meses. 40% das vagas serão destinadas exclusivamente para mulheres e 50% para pessoas pretas e pardas. Além disso, os inscritos devem possuir uma renda per capta de até R$ 2 mil. As inscrições ocorrem entre 27/06 e 09/08.

Já em parceria com a DIO, será oferecido um Bootcamp de Ciência de Dados com Python. São 5 mil vagas destinadas a pessoas em vulnerabilidade socioeconômica ou grupos de diversidade. As inscrições ocorrem entre 29/06 e 23/07. Em ambos os casos, as inscrições são feitas por meio do site potenciatech.com.br.

Sobre o iFood

O iFood é uma empresa brasileira de tecnologia, que aproxima clientes, restaurantes e entregadores de forma simples e prática. O iFood tem o propósito de alimentar o futuro do Brasil e do mundo, transformando a sociedade por meio da educação e da tecnologia, da segurança alimentar, da inclusão e com um impacto socioambiental positivo.

Com mais de 70 milhões de pedidos mensais, o iFood atua com inteligência de negócio e soluções de gestão para promover e desenvolver um ecossistema de mais de 300 mil estabelecimentos cadastrados, 200 mil entregadores conectados em mais de 1700 cidades em todo o Brasil. Há 11 anos no mercado, a empresa vai além do food delivery e cresce também em negócios de Mercado, Fintech e Benefícios, unindo tecnologia e conveniência na entrega de soluções aos parceiros. O iFood conta com um importante investidor também brasileiro, a Movile.