sábado, 27 de maio de 2023

Saúde: médicos da rede estadual deliberam propostas por reajuste, condições de trabalho e concurso público

 

Com o objetivo de discutir a campanha salarial desse ano e as condições de trabalho dos médicos servidores públicos do estado de Pernambuco, o Sindicato dos Médicos (Simepe), realizou Assembleia Geral Extraordinária (AGE). A atividade sindical ocorreu de forma híbrida, com a participação expressiva dos médicos na sede do Simepe, bairro da Boa Vista/Recife, e telepresencial, via zoom.

A AGE foi coordenada pelo presidente Walber Steffano e contou com as presenças da secretária-geral, Claudia Beatriz, dos diretores Mario Jorge e Tadeu Calheiros (vereador do Recife), além dos presidentes da Associação Médica (AMPE), Bento Bezerra e da Comissão Estadual de Honorários Médicos, Mário Lins. Integrantes da diretoria do Simepe, incluindo a vice-presidente, Ana Carolina Tabosa, marcaram presença virtualmente. O advogado da Defensoria Médica (DFM), Diego Galdino também participou do evento.

Durante a assembleia, os médicos e medicas destacaram a importância do movimento e participação da categoria para construção de pauta coletiva, visando, principalmente, a valorização, o reconhecimento e a melhoria das condições de trabalho.

De acordo com o presidente do Simepe, Walber Steffano, a categoria busca resolver demandas antigas, que infelizmente estão inseridas na rotina dos hospitais estaduais. “Os problemas são recorrentes nas urgências e emergências da rede estadual de saúde. Superlotação das unidades, carência de leitos nas UTIs, além de salas e equipamentos para agilizar cirurgias e demais procedimentos; os equipamentos estão sucateados e existe déficit nas equipes de plantão. Outros pontos que discutimos nessa AGE, foram às ameaças e os atos de violência que estão acontecendo contra os profissionais de saúde quase que diariamente. Essa situação é inaceitável”, destacou o presidente.

Ao final das discussões, foram aprovadas e deliberadas a apresentação de proposta de valorização e de reajuste salarial, tendo como referência o melhor salário das Organizações Sociais (OSs); melhorias e ajustes para Plano de Cargos, Carreira e Vencimentos (PCCV); bem como a realização de concurso público; recomposição imediata de escalas de plantão para suprir o déficit de profissionais. Em relação aos problemas de falta de segurança e relatos de atos de violência contra os médicos em pleno exercício da profissão, foi deliberado também, que o Simepe irá visitar todas às unidades da rede estadual de saúde. O intuito é fazer um amplo diagnóstico “in loco”, bem como verificar os problemas apontados pelos médicos e, depois levados à Secretaria Estadual de Saúde (SES), em busca de providências e soluções.

Os médicos continuam em estado de assembleia permanente e agendaram uma nova o AGE para o próximo dia 27 de junho, às 19h, no Simepe. A categoria reitera que permanecerá firme na luta em defesa das reivindicações e direitos dos médicos servidores públicos do estado de Pernambuco.

Imprensa SIMEPE