Diante de um dia a dia corrido, cansativo, muitas vezes não paramos para cuidados essenciais com a nossa pele, e não observamos a necessidade de maior hidratação e/ou melhor alimentação. É natural que não tenhamos tempo suficiente para repararmos em certos detalhes do nosso corpo. Quando o contrário acontece e temos tempo, as manchas, cicatrizes e outros detalhes ganham relevância e saltam aos nossos olhos, gerando certo desgaste emocional e influenciando na autoestima.
Nossa pele é conhecida como o maior órgão do corpo humano. Ela também é a área mais exposta que temos e, consequentemente, é mais suscetível a agressões de origem externa.
Segundo a dermatologista Catarina Carvalho (foto) existe uma relação direta entre a saúde da pele e o bem-estar da mente, e isso influencia na sua autoestima. Assim, entende-se que cuidar da pele é importante para o nosso equilíbrio como um todo. Quando ela está bem, irá se refletir positivamente no corpo.
Algumas precauções são importantes, como a rotina de cuidados com a pele diária, de acordo com a sua idade; uma boa ingestão de água; a não exposição excessiva ao sol; boas noites de sono; uso cotidiano do protetor solar e procedimentos estéticos faciais também são indicados.