A Copa Feminina de Tênis no Recife chegou ao fim com o mesmo desfecho de Curitiba: novo título para a argentina Jazmin Ortenzi, que completou uma “dobradinha” na capital de Pernambuco, somando taças de simples e duplas. O evento da série W15 faz parte do circuito ITF World Tennis Tour, que distribui US$ 15 mil (R$ 75 mil na cotação atual) em prêmios e pontos para o ranking mundial. O Santander é o patrocinador oficial da competição.
Neste domingo, Ortenzi teve do outro lado da rede uma adversária conhecida nos últimos dias. A norte-americana Sabastiani Leon foi sua parceira na chave de duplas em Curitiba e Recife, com quem conquistou o troféu no último sábado (27). Visivelmente cansada pelo desgaste de duas semanas de jogos seguidos, a argentina, 657ª do ranking da WTA, precisou de “muito coração” para aplicar 2 sets a 0, com parciais de 6/4 e 7/5, em 1h51.
O JOGO
No 1º set, Ortenzi chegou a ter vantagem de 5/2 no placar, porém Leon foi valente e valorizou demais a conquista da rival dois games depois. Na parcial seguinte, o panorama foi totalmente diferente. A norte-americana, 854ª do ranking, se mostrou bastante sólida até abrir vantagem de 5/3. Só que, a partir daí, a questão física contou muito para suportar o calor de 32ºC em Recife.
Contando com mais potência, Ortenzi gastou seu ‘gás’ final e levou a parcial por 7/5 ao se aproveitar de um erro não-forçado de Leon. Mesmo sem a presença de brasileiras na decisão, o público pernambucano lotou a quadra central do Recife Tênis Clube.
O troféu de simples em Recife é o 7º de Ortenzi no circuito ITF World Tennis Tour e as duas semanas impecáveis no Brasil ajudam a atleta de Chilecito, na província de La Rioja, a elevar sua confiança após um período delicado na carreira.
“Essas duas semanas no Brasil foram muito importantes para mim de maneira a recuperar confiança. Foram sete meses sem jogar, então essas semanas serviram para me testar. E o resultado só vem com muito trabalho. Hoje, foi na base do coração, tive que lutar muito, porque Sabi (Leon) me forçou a correr demais. Estou muito aliviada por ter saído vencedora”, avaliou a argentina de 21 anos, que sofreu séria lesão no punho da mão esquerda em 2022.
▪︎Veja a campanha de Ortenzi até o título da Copa Feminina em Recife:
1ª rodada – d. Pietra Rivoli (BRA), 6/3 e 6/1
2ª rodada – d. Carolina Laydner (BRA), 6/1 e 6/0
Quartas de final – d. Paola Dalmônico (BRA), 6/3 e 6/2
Semifinal – d. Ana Paula Neffa De Los Ríos (PAR), 6/2, 3/6 e 6/3
Final – d. Sabastiani Leon (USA) [3], 6/4 e 7/5
A etapa de Recife do Ano III – Copa Feminina de Tênis é apresentada pelo Santander, por meio da Lei Federal de Incentivo ao Esporte do Ministério do Esporte, e conta com o copatrocínio de EMS Farmacêutica, Atlas Schindler, Grupo GPS, Alupar, Taesa, Azul Linhas Aéreas – Transportadora Oficial, Santander Seguros e Previdência, Michelob Ultra, Aberje e INNI Tournament – Bola Oficial.
A competição também conta com o apoio do Recife Tênis Clube – Sede da competição -, da Federação Pernambucana de Tênis e integra o calendário mundial ITF World Tennis Tour. A realização é do Instituto Sports.