sábado, 6 de maio de 2023

#OBlogExplica Se é Fake não é News ou Por que o PL 2630/2020 precisa ser aprovado

 

Durante a semana, o Brasil acompanhou a votação do PL 2630/2020 - que já tinha sido aprovado no Senado, e que foi adiado na Câmara - e a gente viu que as grandes empresas internacionais de tecnologia - as chamadas Big Techs - fizeram de um tudo, e continuam fazendo para que sigam lavando as mãos enquanto muitos criadores de conteúdo continuam produzindo chorume, fake news e muito tolete virtual.


Mas o que é o Projeto de Lei 2630/2020 e por que muita gente chama - EQUIVOCADAMENTE - de "mi mi mi, Pê Éle da Censura, mi mi mi"? Inclusive inventaram que as Big Techs deixariam o Brasil caso a PL 2630 fosse aprovada.

O Projeto de Lei 2630/2020 é de autoria do Senador Alessandro Vieira (Cidadania - SE) e tem como objetivo principal Instituir a Lei Brasileira de Liberdade, Responsabilidade e Transparência na Internet. Em outras palavras: é colocar o controle sobre males como Fake News, conteúdos violentos e sensacionalistas. A proposta passou por alterações e foi aprovada pelo Senado em 2020, em meio à pandemia – momento marcado pela onda de negacionismo e fake news. Mas, depois disso, a tramitação ficou paralisada.

Após o adiamento, algumas mudanças estão sendo negociadas, mas além das big techs, as bancadas evangélica e de oposição ao Governo Lula seguem contrárias, alegando "Cerceamento da liberdade de expressão". Só que isso não procede e o Blog vai explicar o porquê:

A PL 2630 quer coibir mentiras e a Censura proíbe a verdade dos fatos.