Dois dos diretores que integram a alta gestão da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste foram apresentados nesta quarta-feira (31) ao corpo técnico da autarquia. Heitor Freire assume a diretoria de Fundos, Incentivos e de Atração de Investimentos da Sudene. José Lindoso de Albuquerque Filho, por sua vez, passa ser o novo diretor de Administração da instituição, que é vinculada ao Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional.
A cerimônia foi prestigiada pelos coordenadores e gerais e servidores da Sudene. Também estiveram presentes o deputado federal e primeiro-secretário da Câmara dos Deputados, Luciano Bivar; o presidente do Porto do Recife, Delmiro Gouveia e o capitão dos Portos de Pernambuco, Frederico Medeiros; além do diretor executivo do jornal Folha de Pernambuco, Paulo Pugliesi.
Como diretor de gestão de Fundos, Incentivos e Atração de investimentos, Heitor Freire terá como responsabilidades propor e analisar propostas de aplicação de recursos dos fundos Constitucional de Financiamento do Nordeste (FNE) e de Desenvolvimento do Nordeste (FDNE), além de coordenar atos de gestão
“Temos um corpo técnico muito bom e preparado, além de vários projetos em curso para o apoio ao desenvolvimento em todo o Nordeste e norte de Minas Gerais e Espírito Santo. São projetos de incentivos às empresas, crédito para parceiros que queiram investir na região. Queremos crescer o nível de renda, a qualidade social e ambiental da região. São muitos desafios que temos a frente e estamos prontos para isso. O Governo Federal tem como meta o desenvolvimento do Nordeste e nós somos parceiros para esse desenvolvimento”, comentou o novo diretor da Sudene.
À frente da diretoria de Administração, José Lindoso de Albuquerque Filho comandará a atuação da Sudene em relação às áreas de recursos humanos, orçamento institucional, contabilidade e tecnologia da informação. “É com bastante orgulho e profundo sentimento de responsabilidade que assumo hoje a Diretoria de Administração da Sudene. Tenho a plena convicção de que não estarei sozinho. São muitas as tarefas. E estou confiante de que a gestão será pautada pela busca incansável do desenvolvimento contínuo e crescente da casa. Entusiasmo, dedicação e coragem não faltarão” disse o novo diretor de Administração, durante discurso aos presentes.
Perfis
Cearense de Juazeiro do Norte, Heitor Rodrigo Pereira Freire tem 41 anos. É formado em Administração pela Universidade Estadual de Framingham, nos Estados Unidos, pós-graduado em Finanças pela Escola de Finanças de Londres e Mestre em Administração e Controladoria pela Universidade de Wolverhampton, também na Inglaterra.
Heitor Freire atuou por mais de uma década em instituições financeiras e foi executivo de bancos internacionais. Ocupou a presidência estadual do União Brasil no Ceará e exerceu o mandato de deputado Federal, tendo sido membro titular das Comissões de Finanças, Esporte, trabalho e Administração Pública. O gestor também foi membro do Parlasul (Mersosul) e Parlatino (parlamento da América Latina). Além de comandar a Diretoria de Gestão de Fundos, Incentivos e Atração de Investimentos da Sudene - tendo sido nomeado pela Portaria nº 2429, de 10 de maio de 2023 -, Heitor Freire exerce o cargo de superintendente substituto, conforme Portaria nº 72, de 26/05/2023.
Já o novo diretor de Administração da Sudene é natural de Salvador, na Bahia. Formado em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Pernambuco, José Lindoso de Albuquerque Filho tem especializações nas áreas de Engenharia Econômica (Unicap) e Engenharia Estrutural (UFPE). Já foi secretário parlamentar, presidente do Porto do Recife e diretor executivo e de compliance do Partido Social Liberal (PSL). Lindoso também esteve a frente da Diretoria Comercial da Caixa Econômica Federal, além de Secretário Nacional de Mobilidade e Serviços Urbanos do Ministério do Desenvolvimento Regional.
Lindoso acumulou, ainda, os cargos de presidente da Ferrovias Bandeiras S/A, diretor-presidente do então Banco do Estado de Pernambuco (Bandepe) e professor titular da Escola Politécnica da Universidade de Pernambuco (UPE), entre outras ocupações no setor público, privado e militar.
Imprensa SUDENE